'Para reacender a fé em meio às guerras': cônego explica tema do Círio do Menino Deus em Marituba

João Paulo Celestino destaca sintonia da festividade em Marituba com o Jubileu da Esperança e lembra transição entre os pontificados de Francisco e Leão XIV

Gabriel da Mota

O Círio do Menino Deus deste ano carrega um peso simbólico que vai além da tradição de sete décadas. Em meio à movimentação dos fiéis em Marituba nesta manhã de Natal (25), o pároco e cônego João Paulo Celestino detalhou a inspiração para o tema da festividade: "É nele que os povos hão de pôr a sua esperança" (Mateus 12, 21). A escolha conecta a romaria local diretamente ao momento histórico da Igreja Católica: o Jubileu da Esperança.

Para a coordenação da festa, a mensagem do Natal precisa confrontar a dureza do cotidiano para fazer sentido. Em entrevista durante o cortejo, o sacerdote explicou que o tema faz uma ponte entre o legado do Papa Francisco e o atual pontificado.

image Círio do Menino Deus pelas ruas de Marituba nesta manhã de Natal (25) (Ivan Duarte / O Liberal)

Reflexão sobre tempos difíceis

Segundo o cônego, a liturgia deste ano propõe que a devoção ultrapasse os muros da igreja e converse com a realidade social, marcada por conflitos globais.

"O tema da nossa reflexão deste ano está em referência ao nosso Jubileu, o Jubileu da Esperança, que foi aberto ano passado pelo Papa Francisco e este ano será fechado pelo Papa Leão", destacou João Paulo Celestino, referindo-se ao encerramento do Ano Santo em Roma.

image Cônego João Paulo Celestino, pároco da paróquia Menino Deus em Marituba (Ivan Duarte / O Liberal)

O sacerdote completou: "Nós escolhemos a citação bíblica de Mateus justamente porque achamos muito bem refletir sobre esse tema diante de realidades tão duras e sofridas, como as guerras e a violência".

Solidariedade como resposta

O objetivo é tocar o coração dos devotos para que a romaria não seja apenas um rito, mas um motor de mudança. Ao caminhar pelas ruas de Marituba, o pedido é por uma renovação interna.

"Queremos que isso reacenda a fé no coração das pessoas. Que traga a esperança de dias melhores, de fraternidade e de solidariedade", concluiu o religioso, enquanto acompanhava a multidão de fiéis que segue em direção à Matriz.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!