Operação Círio terá 8.970 agentes para garantir segurança durante as romarias

Ação começou na terça-feira (8) e segue até o dia 28 de outubro em Belém

Redação Integrada

Pelo menos 83 mil turistas devem participar do 227° Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Historicamente, o público médio da procissão principal, no domingo, é de 2 milhões de pessoas. Só a Trasladação se aproxima na concentração de tanta gente no trajeto da santa. Para garantir a segurança, a operação Círio 2019 terá 8.970 agentes, atuando nas 12 romarias oficiais. O plano de segurança da quadra nazarena foi apresentado na manhã desta quarta (9) em coletiva na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup). Um dos destaques dado pelo secretário Ualame Machado é o monitoramento por câmeras. Veja a coletiva:  

Serão 7.721 policiais militares (38,49% a mais que no ano passado), 788 bombeiros militares, 113 policiais civis e 250 agentes de trânsito. Serão usados 1.542 veículos (mais que o dobro do ano passado) e 134 animais (entre cães e cavalos). A operação começou, oficialmente, nesta terça-feira (8).

As ações, integradas com prefeituras da Região Metropolitana de Belém e órgãos de saúde, seguem até o dia 28 de outubro. A PM fez escalas com mais policiais nas ruas, mas menos jornadas extras. Isso reduziu os custos de operação da corporação à metade. O comandante da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, ressaltou que a população precisa ficar atenta a furtos e roubos de celulares e documentos

Entre as novidades deste ano, está o aumento do número de câmeras de monitoramento. Ao todo, há 73, sendo que algumas foram instaladas em posições estratégicas dos trajetos das procissões. Há ainda uma câmera móvel e mais 15 câmeras transmitindo todas as romarias, ao vivo, no site da Agência Pará, na área "De Olho na Berlinda". Serão outros pontos de vista para quem não puder acompanhar a festividade ao vivo.

Além das câmeras, há 20 postos de observação, que podem servir de referencial a quem necessitar. Em caso de alguém ser detido, há oito postos de triagem em pontos estratégicos. Os bombeiros trabalharão em conjunto com a Defesa Civil, em 16 postos, e mais os 21 postos da Cruz Vermelha Brasileira no Estado do Pará. A Cruz Vermelha vai ajudar na localização dos responsáveis por crianças perdidas, junto à Vara da Infância e da Juventude.

Haverá 70 pontos de interdição de vias. Agentes de Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém Batalhão de Polícia Rodoviária vão atuar em todos os locais interditados e arredores, para orientar condutores. Os 53 cruzamentos de maior fluxo terão faixas indicativas das interdições.

A Prefeitura de Belém e o Corpo de Bombeiros autorizaram a homenagem com fogos de artifício dos arrumadores, na praça Pedro Teixeira. O projeto apresentado foi aprovado. Mas até o início da tarde desta quarta-feira, os fogos dos estivadores só poderiam ser usados se fossem em uma embarcação. Mas o grupo, segundo a prefeitura e os bombeiros, não estava satisfeito com a proposta.


Posto de comando vai funcionar ao lado da praça Santuário

O posto principal de comando das forças de segurança está no complexo que fica ao lado da praça Santuário. A partir do início da Trasladação, no final da tarde de sábado, até o final do Círio, a Polícia Civil vai reforçar os plantões das seccionais de São Brás, do Comércio e da Cremação, para atender as possíveis demandas de ocorrências durante a procissão.

Ainda, durante a Trasladação, policiais civis da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) e Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) farão ações preventivas na Festa da Chiquita e no Auto do Círio, que ocorrem, paralelamente à Trasladação.

Durante a Quadra Nazarena, o posto policial do Centro de Comando terá funcionamento diário, das 18h à 0h. É o mesmo horário de funcionamento do parque de diversões. Nesse posto, as pessoas poderão registrar boletim de ocorrência e receber orientações em geral.


Saiba quais vias serão interditadas durante a Trasladação e o Círio

Das 5h às 13h do sábado (12)

Municipalidade / CDP e Ministério a Fazenda
1º de Março / Municipalidade
1º de Março / Gaspar Viana
1º de Março / Santo Antônio
1º de Março / Riachuelo
Quintino Bocaiúva / rua Belém
Rui Barbosa / rua Belém
Benjamin Constant / rua Belém
Arcipreste Manoel Teodoro, próximo ao Hospital Guadalupe
Pedro Álvares Cabral/Doca de Souza Franco (Fluxo)
Doca de Souza Franco / rua Belém
General Magalhães / Municipalidade
Municipalidade / General Magalhães
Municipalidade / praça Waldemar Henrique
Municipalidade / Piedade
Municipalidade / Assis De Vasconcelos
Municipalidade / Frei Gil De Vila Nova
Municipalidade / Alameda por trás da CDP
Municipalidade / Presidente Vargas 
Municipalidade / 1º de Março
Municipalidade / Castilhos França
1º de Março / 28 De Setembro
1º de Março / Manoel Barata
1º de Março / Ó de Almeida
1º de Março / Aristides Lobo
1º de Março / General Gurjão
José Malcher / 14 de Março
José Malcher / Vila Leopoldina
José Malcher / Generalíssimo Deodoro
José Malcher / Joaquim Nabuco
José Malcher / Quintino Bocaiuva
José Malcher / Rui Barbosa
José Malcher / Benjamin Constant
José Malcher / Dr. Moraes
Assis de Vasconcelos / rua da Paz
Oswaldo Cruz / Assis de Vasconcelos
1º de Março / Carlos Gomes
1º de Março / Silva Santos
1º De Março / Caetano Rufino
1º De Março / Gama Abreu
Serzedelo Corrêa / Braz de Aguiar
Braz de Aguiar / Doutor Moraes
Gentil Bittencourt / Benjamim Constant
Braz de Aguiar / Rui Barbosa
Gentil Bittencourt / Quintino Bocaiúva
Gentil Bittencourt / Generalíssimo Deodoro
Gentil Bittencourt / 14 de Março
Magalhães Barata / José Faciola
Gama Abreu / Padre Eutíquio
28 de Setembro / Assis de Vasconcelos
Manoel Barata / Assis de Vasconcelos
Ó de Almeida / Assis de Vasconcelos
Aristides Lobo / Assis de Vasconcelos

Das 13h do sábado (12) até o término do Círio, no domingo (13)

José Malcher / 14 de Março
José Malcher / Vila Leopoldina
José Malcher / Generalíssimo Deodoro
José Malcher / Joaquim Nabuco
José Malcher / Quintino Bocaiúva
José Malcher / Rui Barbosa
José Malcher / Benjamin Constant
José Malcher / Dr Moraes
Assis de Vasconcelos / rua da Paz
Oswaldo Cruz / Assis de Vasconcelos
1º de Março / Carlos Gomes
1º de Março / Silva Santos
1º de Março / Caetano Rufino
Arcipreste Manoel Teodoro / Gama Abreu
Serzedelo Corrêa / Braz de Aguiar
Braz de Aguiar / Dr Moraes
Gentil Bittencourt / Benjamin Constant
Braz de Aguiar / Rui Barbosa
Gentil Bittencourt / Quintino Bocaiúva
Gentil Bittencourt / Generalíssimo Deodoro
Gentil Bittencourt / 14 de Março
Doca de Souza Franco / 28 de Setembro
Doca de Souza Franco / Municipalidade
Doca de Souza Franco / Pedro Álvares Cabral
Doca de Souza Franco / Marechal Hermes
Marechal Hermes / Piedade
Assis de Vasconcelos / Municipalidade
Gaspar Viana / Assis de Vasconcelos
28 de Setembro / Assis de Vasconcelos
Manoel Barata / Assis de Vasconcelos
Ó de Almeida / Assis de Vasconcelos
Aristides Lobo / Assis de Vasconcelos
Gama Abreu / Padre Eutíquio
1º de Março / Gama Abreu
1º de Março / General Gurjão
1º de Março / Osvaldo Cruz
1º de Março / Aristides Lobo
1º de Março / Ó De Almeida
1º de Março / Manoel Barata
1º de Março / 28 de Setembro
13 de Maio / Padre Prudêncio
13 de Maio / Frutuoso Guimarães
13 de Maio / Campos Sales
13 de Maio / Padre Eutíquio
13 de Maio / 7 De Setembro
Avenida Portugal / 15 de Novembro
Avenida Portugal / Padre Champagnat
Tomásia Perdigão em frente à Alepa
Manoel Barata / avenida Portugal
João Diogo / 16 de Novembro
Ângelo Custódio / Tamandaré
Doutor Rodrigues dos Santos / Tamandaré
Doutor Malcher / Tamandaré

Posição dos postos de observação da PM

- Rua Marquês de Pombal, esquina da rua Padre Champagnat. Na frente do prédio do Bechara Mattar, lado direito da via, sentido da procissão do Círio.

- Praça do Relógio com avenida Portugal, lado direito no sentido da procissão do Círio, no canteiro em que divide as faixas de rolamento. Em frente à loja Manolito.

- Avenida Castilhos França, lado esquerdo da via, sentido da procissão do Círio, por dentro do gradil da Estação das Docas, próximo ao estacionamento do Ver-o-Peso, em frente à rua Frutuoso Guimarães.

- Avenida Boulevard Castilho França, por fora do gradil da Estação das Docas, lado esquerdo da via, no sentido da Procissão do Círio, em frente à rua 1º de Março. (localização próximo ao poste de energia)

- Avenida Boulevard Castilhos França, esquina da avenida Presidente Vargas, lado esquerdo da via, sentido da Procissão do Círio, em frente ao recuo do prédio da CDP.

- Avenida Presidente Vargas, esquina da Gaspar Viana, lado direito da via, sentido da Procissão do Círio, no segundo canto da via.

- Avenida Presidente Vargas, esquina da rua Santo Antônio, lado esquerdo da via, sentido da Procissão do Círio, no segundo canto, prédio Antônio Velho. (ao lado da banca de jornal)

- Avenida Presidente Vargas, esquina da rua 28 de Setembro, lado direito da via, sentido da Procissão do Círio, no segundo canto, em frente à loja C&A.

- Avenida Presidente Vargas, esquina da rua Ó de Almeida, lado esquerdo da via, sentido da Procissão do Círio, em frente ao banco Itaú, pelo lado de fora do gradil. (ponto de táxi ao lado da banca)

- Avenida Presidente Vargas, esquina da rua Riachuelo, lado direito da via, sentido da Procissão do Círio, no segundo canto em frente à antiga loja da Telepará, (em frente à Taco)

- Avenida Presidente Vargas com a rua Carlos Gomes, lado esquerdo da via sentido da Procissão do Círio, no primeiro canto, lado contrário ao Bar do Parque.

- Avenida Presidente Vargas com a Serzedelo Corrêa, lado direito da via, sentido da Procissão do Círio, em frente ao edifício Manoel Pinto da Silva.

- Avenida Nazaré, esquina da rua Dr. Moraes, lado direito da via, sentido da Procissão do Círio, primeiro canto, em frente a um prédio antigo.

- Avenida Nazaré, em frente à Sede Social do Paysandu, ao lado da mangueira (antes), com visibilidade para a Procissão do Círio.

- Avenida Nazaré, esquina da rua Rui Barbosa, lado esquerdo da via, sentido da Procissão do Círio, no primeiro canto, em frente à loja Bitar Pneus.

- Avenida Nazaré, esquina com a travessa Quintino Bocaiúva, lado direito da via, sentido da Procissão do Círio, próximo à entrada do estacionamento do Tribunal de Contas, sem obstruir a entrada, no passeio público.

- Avenida Nazaré, em frente ao Clube do Remo, ao lado da segunda mangueira (antes), com visibilidade para a Procissão.

- Avenida Nazaré, com a avenida Generalíssimo Deodoro, por dentro do gradil do CAN, com a frente voltada para a Procissão.

- Avenida Nazaré, esquina da travessa 14 de Março, lado direito da via, sentido da Procissão do Círio, primeiro canto, por dentro do estacionamento da Sacristia da Basílica.

- Avenida Magalhães Barata, por dentro do gradil do Colégio Gentil Bitencourt, próximo ao primeiro portão de entrada do estacionamento, no sentido da via normal, sem obstruir sua entrada, lado direito de quem acessa esse estacionamento

FONTE: SEGUP

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!