CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: professora de Belém se sente abençoada porque também é 'Maria, Mãe e Mestra'; vídeo

Fervorosamente devota, a paraense Maria de Nazaré se viu abençoada pela temática do Círio deste ano porque também se chama Maria, é mãe de uma forma especial e professora

João Thiago Dias

"Maria, Mãe e Mestra", o tema do Círio de Nazaré 2022, tem um significado a mais para Maria de Nazaré Vasconcelos Duarte, 61 anos, residente da capital paraense. Fervorosamente devota, ela se viu abençoada pela temática porque é quase homônima da padroeira e vive a experiência do amor maternal de uma forma diferenciada e especial. Além disso, é professora e acredita que o amor é a maior lição que pode ser repassada para a humanidade.

O nome "Maria" foi registrado a partir da devoção da avó, que gostava de reunir a família no período ciriano como se fosse no Natal. "E ainda nasci dia 5 de outubro, justamente às vésperas do segundo domingo desse mês, quando é celebrado o Círio. Minha avó, que se chamava Maria do Carmo, era do Marajó e fazia questão de comemorar a festividade como se fosse o Natal. A devoção dela era muito grande e foi repassada para mim", relata.

image Devota Maria de Nazaré, de Belém (Márcio Nagano / O Liberal)

A experiência de ser mãe não veio pela forma tradicional. Veio pela criação de um sobrinho, que é considerado filho de coração. "Nunca veio a chance de ser mãe pela barriga. Mas criei meu sobrinho desde criança. Morou comigo até a fase adulta, quando foi morar com a esposa. Ele me chama de mãe até hoje. É um sentimento gigantesco e gratificante. Também sou chamada de mãe por alguns alunos e me sinto um pouco mãe deles, porque passamos muitas horas juntos no processo de ensino e aprendizado", explica Maria.

image Professora Maria de Nazaré, de Belém (Márcio Nagano / O Liberal)

Com relação ao trabalho, é professora há mais de 32 anos com ampla experiência em turmas de alfabetização. E com o exemplo da Mãe de Jesus, busca compartilhar a bondade como prioridade em sala de aula. 

"O maior ensinamento que Maria nos deixou foi o amor. Quando tem amor, tem tudo. Enquanto devotos, temos que repassar essa mensagem. Ensino para meus alunos sobre o ato da bondade, que deve ser praticado a partir do cuidado com o outro. Fazer o bem sem olhar a quem. Por isso comecei a refletir muito sobre o tema do Círio deste ano. Nossa Senhora deixou um lindo legado que pode ser resumido na palavra amor.", finaliza.

O tema do Círio

No encerramento de um Círio, entre os últimos dias do mês de outubro, é anunciado pela Arquidiocese de Belém o tema da próxima festividade. O reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Francisco Assis Maria Oliveira, explica que o tema de 2022 é uma forma de explicar que Maria tem muito a ensinar para a caminhada do ser humano no crescimento espiritual. A ideia é transmitir a mensagem de que Maria é Mãe e Mestra em todas as circunstâncias. E que ela não está presente somente nos festejos do Círio de Nazaré, mas é presença marcante no dia a dia.

image Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Francisco Assis Maria Oliveira (Karol Coelho / Ascom Basílica Santuário)

"Maria recebeu de Jesus Cristo a missão de ser mãe dos seguidores dele. No alto da cruz ele disse 'Eis aí a tua mãe, eis aí o teu filho'. O discípulo João representava ali todos os demais discípulos que, ao longo do tempo, iriam entrar nesse grupo de seguidores. Quando levamos a imagem peregrina a repartições públicas ou capelas e lugares distantes na periferia de Belém, nos deparamos com crianças, jovens e idosos que sentem naturalmente essa presença da mãe que cuida, que zela. E é mestra porque ela viveu de uma maneira que dá um exemplo para nos estimular a fazer o mesmo. Ser solidário como ela, quando foi ajudar a prima que estava grávida e tinha idade avançada. Ela tem muito a nos ensinar, sobretudo na questão do altruísmo, do pensar no próximo.", detalha o reitor da Basílica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!