Obras sociais revelam cuidado durante todo o ano

CARIDADE – Crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade são acolhidos pela solidariedade que transforma vidas

EDUARDO ROCHA

A vida não se resume ao Círio na Paróquia de Nazaré. Ao longo do ano, projetos sociais atendem pessoas em situações de vulnerabilidade social de faixas etárias diferenciadas, entre os quais crianças, adolescentes e idosos. Pelo menos 300 pessoas são beneficiadas com as iniciativas que envolvem paroquianos e pessoas de boa vontade, como informa o pároco de Nazaré, padre Francisco Maria Cavalcante.

“Essas ações sociais são o rosto caritativo da paróquia”, observa o sacerdote, ao explicar que, além da ajuda material, são doadas também ferramentas que auxiliem essas pessoas a se inserirem na sociedade, ter um novo direcionamento na vida.

O compromisso de “estender a mão”, como frisa padre Francisco, envolve a periferia de Ananindeua, onde o “Cantinho São Rafael” atende crianças, adolescentes e jovens com atividades lúdicas, como teatro, música e reforço escolar.

No contraturno escolar, o público do espaço dispõe, há 20 anos, de uma área na Estrada do Maguari com salas, quadra polivalente de esportes e piscina, entre outros atrativos.

No Centro Social de Nazaré (CSN), sob a coordenação do Núcleo de Projetos Sociais (NUPS) da Paróquia de Nazaré, idosas recebem orientações sobre bem estar e ações para gerar renda, como oficinas e cursos de artesanato e corte e costura.

“São ações para que a pessoa idosa possa se sentir útil, contribuindo com a sociedade”, salienta o padre Francisco.

CRECHES

Às proximidades da paróquia há também duas creches para atender crianças - a Sorena e o Casulo -, estruturadas e com segurança para meninos e meninas, em tempo integral, com alimentação, higiene pessoal e início de alfabetização. Pais e responsáveis pelas crianças podem exercer atividades remuneradas e encaminhar assuntos das famílias sem preocupar-se com o bem-estar dos filhos.

Os funcionários da paróquia têm momentos de espiritualidade, e, de acordo com cada demanda, são orientados sobre o mercado de trabalho.

“No site da paróquia, as pessoas encontram informações sobre como podem colaborar com os nossos projetos sociais”, informa padre Francisco, ao reforçar a disposição dos religiosos e profissionais envolvidos nos projetos sociais, lembrando que “como disse Santo Antônio Maria Zaccaria” é dando ao outro que expresso o meu amor a Deus”.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!