CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Manto revela mensagens de fé, amor e devoção

BÊNÇÃOS – Arquiteto que desenhou a peça diz esperar que o manto fortaleça a fé dos devotos em Cristo

VICTOR FURTADO

O manto que recobre a imagem da Virgem de Nazaré, neste ano, foi concebido pelo arquiteto e desenhista Sandoval Ferreira Neto, diretor de Decoração do Círio. A confecção é da estilista Kátia Novelino, que já tem experiência em tornar realidade as ideias de cada outubro para um dos símbolos do Círio. Até esta sexta-feira, 9, quando a peça foi apresentada aos devotos, os detalhes do manto foram um segredo.

Sandoval considera bênçãos ter sido escolhido para a diretoria de Decoração do Círio, após oferecer um projeto, e depois para conceber o manto. Ele buscou referências em quatro mantos, para manter uma linha conceitual. Entre eles, o que considera o mais bonito, o de 2019, pelo conjunto da obra. Ele diz que o resultado superou suas expectativas.

"Todo ano há um tema. Recebi o tema em fevereiro e passei o carnaval pensando, desenhando. Eu tinha até o final de março para entregar. O prazo da concepção é curto, para dar tempo à confecção. Ficou pronto em julho. Veio a pandemia e dispensei todos os funcionários. Fiquei no silêncio, poucas luzes, música relaxante, concentração total. É assim que precisa ser quando se precisa criar algo", lembra o arquiteto.

LEITURA

A apreciação do manto requer a leitura do texto descritivo, observa o desenhista. Após a leitura, todos os códigos e símbolos fazem sentido. O manto se torna uma mensagem e revela histórias inteiras. Por outro lado, cada pessoa pode analisar e tirar as próprias conclusões, fazer leituras próprias, a partir das experiências subjetivas. Sandoval diz que a fé é indescritível e impressionante. Então, que o manto seja um símbolo disso.

"O que mais espero é que esse manto, essa mensagem, neste ano, possa fortalecer a fé que temos em Cristo. E que Nossa Senhora de Nazaré interceda por nós, para alcançarmos o que precisamos, pedimos e ansiamos ", conclui Sandoval.

Antes de pensar em fazer o manto da imagem da Virgem de Nazaré, ele trabalhou para a diretoria de Decoração, entre 1996 e 2005. Por duas vezes, ele e a esposa, Adriana Ferreira, venceram o concurso de desenho do Pórtico do Círio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!