Imagem tridimensional de Nossa Senhora de Nazaré ilumina a Praça Santuário

A instalação foi inaugurada na noite desta quinta-feira, 8

Redação Integrada

 A Diretoria da Festa de Nazaré inaugurou nesta quinta-feira (8), uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré em formato tridimensional, instalada na Praça Santuário, em frente à Basílica.

A imagem tem 9 metros de altura e é formada por mais de 100 metros de cabos de aço e 15 mil mini lâmpadas de led. Somente para formar o manto, que tem bordados de flores e arabescos vermelhos e dourados, foram fixados 125 conjuntos de 100 lâmpadas de leds azuis.

A inauguração da imagem atraiu curiosos e também católicos que acompanham a festividade (Elivaldo Pamplona / O Liberal)

A imagem iluminada de Nossa Senhora de Nazaré fica sobre uma base decorada com representações de promesseiros da corda do Círio. Os romeiros serão representados por peças de miriti, onde, ao fundo, será possível visualizar os principais pontos das procissões do Círio, começando pela Igreja da Sé e seguindo o caminho pelo Ver-o-Peso, Estação das Docas até a chegada, na Basílica Santuário de Nazaré.

Tecnologia

Uma das novidades que o novo elemento do Círio traz é a incorporação da tecnologia. Além de a iluminação ser toda em led, a imagem ainda traz QR-Codes que irão direcionar os espectadores para vídeos, histórias e diversos outros produtos-surpresa preparados pelos patrocinadores - Amorosa, Santa Orgânica, Gekos Receptivo, FlyTour e Grupos Rhes.

Imagem permanecerá na Praça Santuário até dezembro

"Nossa Senhora é a luz que nos guia para chegarmos ao seu Filho, Jesus. Essa imagem tem todo um significado para nós, que olhamos para ela como um sinal de esperança. Viva Nossa Senhora de Nazaré". Foi com essas palavras que o reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Luiz Carlos Nunes Gonzaga saudou a imagem luminosa instalada na Praça Santuário.

O diretor coordenador da festividade de Nazaré, Albano Martins, ressaltou que a imagem permanecerá na Praça Santuário até dezembro, e aproveitou para anunciar uma novidade: a inauguração, nesta sexta-feira (9), de um túnel temático com piso de slides iluminados que remetem à história do Círio.

A instalação ficará aberta à visitação pública durante toda a quinzena mariana. A estrutura de aço do túnel temático já está toda montada na Praça Santuário, com o acesso iniciando pela avenida Generalíssimo Deodoro em direção ao altar principal em frente à Basílica. 

"São 40 metros de túnel. É uma espécie de revisitação de ícones do Círio que agrega ao conjunto de peças luminosas que estão distribuídas em alguns pontos da cidade. A estrutura não estava programada para o Círio 2020, e nem poderia, porque aqui normalmente fica muito cheio, e ainda tem o Círio Musical'', lembrou Albano Martins.

Perguntado sobre a atratividade do túnel, o coordenador afirmou que a estrutura é estreita justamente para facilitar o controle de acesso das pessoas. E observou que a Guarda Municipal estará a postos para controlar as visitas, que só poderão ser feitas com o uso obrigatório de máscaras. "Recebemos nesta quarta-feira (8) dez mil frascos de álcool em gel e vamos distribuir às pessoas que vierem conferir a instalação'.

Em um ano comum, o evento de inauguração da nova imagem luminosa provavelmente teria um grande público. Contudo, além de casais que compõem a Diretoria da Festa e integrantes da Guardas de Nazaré, poucas pessoas acompanharam o acendimento das luzes.

A Diretoria da Festa não tem divulgado eventos à imprensa em razão do cenário de pandemia. "Em um ano marcado por tantas perdas, pelo medo e pelo luto, a gente quer trazer luz. Na verdade, a gente vê esse projeto todo como uma representação das luzes da fé. Acho que este ano nosso papel, enquanto diretores da festividade, é tentar aquecer um pouquinho o coração das pessoas, não deixar o calor do Círio arrefecer'', afirmou Albano Martins.

"Infelizmente não vamos ter as procissões, mas esta é a primeira vez que a Praça Santuário, onde começa o Círio e em torno da qual se desenrola toda a festividade, ganha uma estrutura como essa para que o público possa contemplar. Será mais uma atração do Círio para a cidade'', afirmou o diretor de Decoração, Roberto Souza.

O casal Célio e Célia Rente esteve na tímida plateia que acompanhou o momento de acendimento da estrututura luminosa. Eles souberam da inauguração ao sair da missa das 18h na Basílica Santuário. "Vamos passar o Círio em família, em casa, assistindo tudo pela TV Nazaré. Costumamos acompanhar a Trasladação da avenida Boulevard Castilhos França, mas este ano não sairemos. Vamos respeitar o momento e ficar em casa'', afirmou Célio Rente, que é engenheiro agrônomo.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!