Imagem Peregrina visita duas regiões episcopais antes do Círio 2025
Últimas visitas antes do Círio percorrem bairros, paróquias e comunidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Benfica, Santa Bárbara e Mosqueiro

A partir desta quinta-feira (2/10), a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré iniciará visitas às regiões episcopais Nossa Senhora do Ó e Menino Deus, percorrendo bairros, paróquias e comunidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Benfica, Santa Bárbara e Mosqueiro. A oitava e última visita do ano às regiões episcopais vai ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro, na região de Santa Cruz.
Na quinta (2/10), a visita começa na região Nossa Senhora do Ó, no Seminário Pio X, seguindo para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Águas Lindas. Em seguida, haverá parada no canteiro de obras do BRT e passagem pela Área Missionária da Santíssima Trindade, em Águas Brancas. O dia termina com missa no Santuário Nossa Senhora do Ó, na praça Matriz de Mosqueiro.
Na sexta-feira (3/10), a Imagem percorrerá localidades do distrito de Mosqueiro e dos municípios de Santa Bárbara, Benevides e Marituba, encerrando na Paróquia Menino Deus, no centro de Marituba. No sábado (4/10), a visita continua por Ananindeua e retorna à Basílica Santuário a partir das 19h.
Sobre as regiões episcopais
Em 2019, a Arquidiocese de Belém criou a oitava região episcopal, Nossa Senhora do Ó, desmembrada da região Menino Deus, atendendo Mosqueiro, Benevides e Santa Bárbara. A região engloba paróquias, uma área missionária e o Santuário Nossa Senhora do Ó:
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Benfica);
- Paróquia Santa Rosa de Lima (Benevides);
- Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Benevides);
- Paróquia Santa Bárbara;
- Paróquia Menino Jesus (Santa Bárbara do Pará);
- Paróquia São Pedro Pescador (Mosqueiro);
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro);
- Paróquia São Francisco de Assis (Murinin);
- Santuário Nossa Senhora do Ó (Mosqueiro);
- Área Missionária Nossa Senhora do Cenáculo (Mosqueiro);
O desmembramento foi motivado pelo crescimento populacional e pela criação de novas paróquias, facilitando o trabalho missionário. O vigário episcopal é padre Francimar Ferreira Lopes, também pároco do Santuário Nossa Senhora do Ó.
A Região Episcopal Menino Deus é uma das mais antigas da Arquidiocese. Este ano, tem como vigário episcopal o Padre Antônio Luís Farias de Oliveira, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer). Esta região já havia sido desmembrada em 2005 para a criação da Região São Vicente de Paulo e agora cedeu território para a criação da Região Nossa Senhora do Ó.
A região Menino Deus compreende:
- Área Missionária São Paulo Apóstolo;
- Área Missionária Santo Agostinho;
- Paróquia Santíssima Trindade, Paróquia Bom Pastor;
- Paróquia Menino Deus;
- Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora;
- Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Almir Gabriel);
- Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Marituba);
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canaã;
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial);
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer);
- Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Águas Lindas);
- Paróquia Santíssimo Sacramento;
- Paróquia São José dos Verdejantes (Águas Lindas);
- Paróquia São Marcos (Uriboca);
- Paróquia São Pio de Pietrelcina;
- Paróquia São Pio X
- Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Ananindeua).
Sobre as visitas da Imagem Peregrina
A programação das visitas da Imagem Peregrina do Círio de Nazaré segue intensa ao longo de 2025. Ao todo, estão previstas 793 visitas entre janeiro e dezembro, das quais 594 já foram realizadas até o momento. Só de agosto até o momento, foram mais de 4 mil quilômetros percorridos.
A rotina diária é marcada por grande dedicação: a equipe responsável cumpre, em média, 13 a 14 visitas por dia, iniciando às 6h30 e encerrando por volta de 21h30.
Além de Belém e região metropolitana, a Imagem Peregrina também está presente em diversos municípios que celebram o Círio, fortalecendo a fé e a devoção mariana em diferentes localidades do Pará. Entre eles estão Barcarena, Castanhal, Capitão Poço, Paragominas, Tailândia, Tomé-Açu, Capanema, Concórdia, Cotijuba, Curuçá, Itaituba, Parauapebas, Portel, Rurópolis, Santarém e Tracuateua.
Além disso, a Imagem também já visitou vários estados do país, incluindo Fortaleza, Brasília, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. As visitas representam um momento de oração, encontro e preparação espiritual para a grande festa da Rainha da Amazônia, reforçando os laços de fé que unem todo o povo paraense em torno de Nossa Senhora de Nazaré.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA