Doca de Souza Franco ganha imagem iluminada da Virgem de Nazaré

Prefeitura de Belém inaugurou a estrutura com 20 metros de altura na noite desta sexta

Eduardo Rocha

Quem passou pela avenida Doca de Souza Franco na noite desta sexta-feira (4) já pode conferir a instalação de 20 metros de altura por 11 de largura composta por milhares de lâmpadas de LED que reproduzem na forma de um manto azulado a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A estrutura foi entregue pela Prefeitura de Belém como parte da iluminação temática que enfeita a cidade para o Círio 2019. A inauguração contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que acionou o sistema que alimenta a instalação. Para o sábado (5) está prevista a entrega da iluminação da quadra nazarena em outros pontos da capital.

"Eu moro aqui no Umarizal, soube da inauguração e vim conferir. É maravilhoso e bom de ver, tanto para quem mora em Belém como para quem chega à cidade. Como uma homenagem a Nossa Senhora acho que não tinha lugar melhor para colocar essa iluminação", declarou o vigilante Waldocir Mesquita, 51 anos, que prestigiou a inauguração da iluminação na Doca ao lado de familiares.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que acionou o sistema que alimenta a instalação. (Cristino Martins / O Liberal)

Coube aos diáconos Francisco Damião, da Paróquia de São José, e José Marruaz, da Paróquia de Fátima, representando a Arquidiocese de Belém, abençoar a estrutura. "É algo muito importante para a nossa cidade porque se trata de um ícone da fé dos paraenses e indica que a maior festa da comunidade católica do Estado está começando", declarou o diácono Damião. Para o decano da Diretoria da Festa de Nazaré, Arnaldo Pinheiro, "a homenagem já é uma tradição e a cada ano fica melhor, principalmente porque está posicionada em um local em que todo mundo pode ver". 

Coube aos diáconos Francisco Damião, da Paróquia de São José, e José Marruaz, da Paróquia de Fátima, representando a Arquidiocese de Belém, abençoarem a estrutura. (Cristino Martins / O Liberal)

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) está a cargo da iluminação temática do Círio 2019. A titular do órgão, Anete Klautau, informou que ainda neste sábado serão entregues outros pontos iluminados na avenida Nazaré (próximo à Praça Santuário), na avenida Presidente Vargas, no Largo da Sé e na Praça Batista Campos. "Quando chega perto do Círio as pessoas já ligam para a Prefeitura perguntando se vai ter a imagem da santa na Doca", comentou a secretária.

Após o Círio, a estrutura será retirada da Doca. No mesmo local, será instalada uma árvore de Natal. Os postes iluminados permanecerão até o aniversário de Belém, comemorado no dia 12 de janeiro.

Após o Círio, a estrutura será retirada da Doca. No mesmo local, será instalada uma árvore de Natal. Os postes iluminados permanecerão até o aniversário de Belém, comemorado no dia 12 de janeiro. (Cristino Martins / O Liberal)

O prefeito de Belém ressaltou que a instalação em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré serve não apenas para embelezar a cidade, mas para trazer força positiva, bênçãos e energia renovada para o espírito dos paraenses e visitantes de Belém. "Belém já vive o clima do Círio, com a chegada de turistas e a realização de eventos paralelos à festividade, como o Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas, da Unesco. A cidade já respira esse momento único que é o Círio de Nazaré."

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!