Ícone de amor: cartaz do círio inspira proteção aos fiéis

Um dos elementos tradicionais da festa religiosa ganha personalização como símbolo de amor e gratidão à Nossa Senhora de Nazaré

Alinne Morais
fonte

Entre os elementos mais tradicionais do Círio de Nazaré, o cartaz é um dos que mais se destacam na existência da Festa. De fácil acesso, todo ano é aguardado com muita expectativa pelos fiéis. A peça publicitária carrega a mensagem da festividade e facilmente chega às casas dos devotos, nas mais diferentes localidades, adornando os lares e propagando a mensagem de esperança e evangelização. 

Ana Karina Araújo, da Paróquia São Jorge, em Belém, é uma das que têm na peça um meio de fé. “O cartaz é um símbolo de fé na Mãe de Jesus”, diz. “Através dele nós evangelizamos e divulgamos a festa do Círio. Ter o cartaz fixado em casa me faz crer na presença de Nossa Senhora de Nazaré e de Jesus em nossa família”, explica. 

Há 15 anos Ana Karina tem a tradição de decorar o cartaz. Tudo começou quando ela alcançou uma graça no Círio de 2007, ao acompanhar a procissão na corda. Desde lá, a dona de casa conta que tudo mudou e, para demonstrar ainda mais o amor e a gratidão à Nossa Senhora, passou a customizar itens para a festividade, dentre eles, o cartaz.

“Eu queria demonstrar o meu amor, minha gratidão à Nossa Senhora por ter intercedido por mim”, explica. “Então comecei a customizar camisas do Círio, enfeitar o cartaz, fazer mantos e a decorar a casa. A cada lançamento do cartaz fico na expectativa de saber quais cores vão predominar para então sair em busca dos aviamentos, pedras, cola com glitter e outros itens”, detalha. 

Dom herdado da mãe, Ana Karina leva em média três dias para decorar o cartaz. Para combinar com o colorido da peça deste ano, a dona de casa priorizou o manto com o verde e alguns detalhes dourados. Após a finalização, a mesma tem o costume de fixar a peça na parede da sala, até o ano seguinte.

Durante o tempo de pandemia, como uma forma de agradecimento, a tradição de Ana Karina se manteve. “Eu e minha família não deixamos de celebrar o Círio de Nazaré nestes dois anos de pandemia”, conta. “Era preciso manter a fé em Deus, em Maria, e enfeitar o cartaz também era uma forma de agradecer a Deus por estarmos juntos”, acredita a devota.

image Ana Karina leva em média três dias para decorar o cartaz (André Oliveira / O Liberal)

Com a cara do Pará 

O cartaz do Círio 2022 traz como tema “Maria, Mãe e Mestra”. A foto é de Salim Wariss, membro da Guarda de Nazaré, advogado e servidor público do Tribunal de Justiça do Pará. Já a ilustração de fundo é do artista paraense José Fernandes Fonseca Neto, o Zocca.

Ao fundo da imagem, é possível ver o trajeto da procissão, com pontos emblemáticos, como a Praça do Relógio, Ver-o-Peso, Theatro da Paz, Praça da República, Catedral Metropolitana e Basílica Santuário de Nazaré. Já ao centro, o cartaz traz em destaque a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

“O Cartaz do Círio 2022 nos transmite a mensagem que Maria é Mãe e Mestra em todas as circunstâncias de nossas vidas”, diz o descritivo do item. “Ela não está presente somente nos festejos do Círio de Nazaré, mas, é presença marcante em nosso dia a dia”, diz.

Círio Nossa História

Círio é luz

A palavra “Círio” tem origem no latim “cereus”, que significa uma grande vela de cera. Em Portugal, os fiéis costumavam ofertar círios durante as procissões de festividades de santos. Com o passar do tempo, o termo se tornou sinônimo da romaria de Nazaré, em Belém, e das homenagens à Padroeira dos Paraenses no interior do Estado. Mas a vela grande também está presente em outros eventos católicos, como na Vigília Pascal, que antecede a Páscoa. Atualmente, as velas ainda são levadas no Círio de Nazaré, mas como ex- -votos, que simbolizam as promessas feitas à Nossa Senhora, que podem representar partes do corpo humano ou ter a mesma altura do promesseiro. Elas são carregadas pelos devotos como forma de agradecimento à Santa por uma graça alcançada.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!