CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grupo de romeiros deixa Castanhal em caminhada até a Basílica de Nazaré

'Irmãos na Fé', formado por pessoas de Belém e Região Metropolitana, deve chegar a capital no final da manhã de domingo

Redação Integrada
fonte

Na tarde deste sábado (26), o grupo de romeiros "Irmãos na Fé" deixou o município de Castanhal em caminhada rumo ao Santuário de Nazaré, em Belém. Este ano, a tradicional caminhada em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré ocorre em setembro, sob uma série de restrições impostas pela pandemia de coronavírus. O grupo de promesseiros deve chegar ao destino em torno de meio-dia do domingo (27).

Emanuel Rossas, um dos coordenadores do grupo, conta que este é o sexto ano consecutivo que realizam caminhada. "Todos são pessoas de Belém e Região Metropolitana. Fazemos a caminhada duas semanas antes do Círio, justamente porque a maioria dos integrantes também é Guarda da Santa e precisa estar recuperada para a semana do Círio. Este ano mantivemos a caminhada, saindo duas semanas antes do Círio", conta.

image Grupo 'Irmãos na Fé' saiu de Castanhal na tarde deste sábado (26) (Acervo pessoal)

Mesmo com as promessas mantidas, este ano o grupo precisou ser reduzido. Emanuel conta que no ano passado foram 40 romeiros, mas desta vez são apenas 15, por conta das questões impostas pela pandemia. O grupo saiu do município de Castanhal às 16h deste sábado (26), e pretende chegar à Basílica Santuário a tempo para a missa do meio-dia.

"Vamos passar a noite toda caminhando, e fazemos algumas paradas em alguns postos como em Americano, Santa Isabel e entradas de Mosqueiro e Marituba", explica Emanuel.

Sobre outros grupos de romeiros, que anualmente no período do Círio caminham pelas estradas em direção à Belém, como forma de pagamento de promessa para Nossa Senhora de Nazaré; Emanuel diz que a informação que tem até agora, é de que muitos não sairão este ano. Os motivos são as mudanças em relação aos Círio de Nazaré em 2020, impostas por conta da pandemia de coronavírus. Para os romeiros das estradas, por exemplo, Emanuel destaca que não haverá os tradicionais postos de apoio ao longo do percurso.

O grupo que saiu de Castanhal teve que montar sua própria equipe de apoio. Eles viajam acompanhados de três veículos de apoio, que garantem desde descansos até suprimentos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!