CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Devoção dos paraenses no Círio de Nazaré ganha espaço por onde chega pelo Brasil

Radicados em outros Estados e países, devotos de Nossa Senhora que saíram de Belém ajudaram a criar ramificações do Círio de Nazaré nos moldes da festa realizada na capital paraense

O Liberal
fonte

A cada ano, o Círio cresce em reconhecimento e abrangência. Uma das maiores provas dessa grandiosidade está nas festas realizadas em honra à Mãe dos paraenses em diversos Estados e até mesmo em outros países. Na cidade de Caiena, capital da Guiana Francesa, o Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré acontece desde 2000, sempre um domingo depois da celebração realizada na capital paraense.

Já no bairro do Sumaré, em São Paulo (SP), a romaria acontece há 51 anos no mesmo domingo em que é celebrado o Círio em Belém. Além da corda e da berlinda, a festa na capital paulista também é marcada pelo consumo de iguarias paraenses típicas do Círio paraense, como a maniçoba, o vatapá e o pato no tucupi, no almoço realizado após a procissão.

"A gente precisa mostrar ao país o espetáculo que é o Círio. Precisamos mostrar que temos o maior evento católico do planeta” - Albano Martins - Coordenador do Círio 2021.

Santos (SP), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Recife (PE), Brasília (DF) Ouro Branco (RN), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Palmas (TO) e Rio de Janeiro (RJ) são outras cidades onde também há registros de Círios aos moldes da festa realizada na capital do Pará. Um detalhe marca todas essas ramificações: a devoção, a Nossa Senhora de Nazaré, dos paraenses que se espalharam pelo mundo. São eles os principais responsáveis pela divulgação da festa.

image (Marco Santos / Agência Pará)

No Rio de Janeiro, a imagem da cantora Fafá de Belém entoando ‘Ave Maria' aos pés do Cristo Redentor, no início de setembro, marcou a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pela capital carioca, em 2021. Presidiu a celebração - transmitida pela internet junto com a interpretação de Fafá - Dom Juarez Delorto Secco, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A primeira visita da Imagem Peregrina à capital carioca aconteceu em 2011 por iniciativa do bispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, que também já foi Arcebispo da Arquidiocese de Belém.

“A importância desta ação foi gigantesca para o povo paraense, pois tivemos Nossa Senhora de Nazaré encontrando seu filho no Cristo Redentor, num momento no qual o mundo todo pede saúde, paz, amor e solidariedade. A ideia surgiu em tom de brincadeira, mas ficou na cabeça trazer a imagem peregrina ao encontro do Cristo Redentor. O que tocou foi pensar que estamos há dois anos sem procissão e o que seria legal para o povo de Belém. Foi o primeiro evento promovido em conjunto da Varanda de Nazaré com a Diretoria da Festa de Nazaré, o que para mim foi uma grande honra”, afirma Fafá.

As peregrinações da Imagem Peregrina acontecem por todo o ano. Apenas em 2020 elas foram reduzidas ou não ocorreram em determinados períodos e locais, como no Rio de Janeiro, por conta da pandemia. As peregrinações foram retomadas parcialmente este ano, sempre cercadas de cuidados e precauções. Até porque algumas visitas, como a do Rio de Janeiro, já fazem parte do calendário oficial da festa.

“A gente precisa mostrar para o país o espetáculo que é o nosso Círio de Nazaré. Nós precisamos mostrar que temos, no Pará, o maior evento católico do planeta. Um evento que é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade. A ideia é que seja um embrião para um evento anual e esperamos que em 2022, na 230ª edição do Círio de Nazaré, seja bem maior. O objetivo da viagem foi, também, a divulgação do Círio na grande imprensa nacional ”, destaca Albano Martins, coordenador do Círio 2021.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
3ª Edição
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!