CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Exposição 'Sagrado' abre nesta terça-feira no Museu de Arte Sacra nova fase do Preamar da Fé

A exposição coletiva reúne obras pertencentes ao acervo do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, assim como de vários artistas

Lucas Costa
fonte

O Museu de Arte Sacra abre nesta terça-feira com uma nova exposição relacionada ao Círio de Nazaré: “Sagrado”. A mostra marca a abertura da Estação 3 do Preamar da Fé, que leva o Museu do Círio ao encontro dos fiéis por meio de vários equipamentos geridos pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A mostra propõe reflexões em torno do termo “sagrado”, presente em diversas sociedades. A exposição coletiva reúne obras pertencentes ao acervo do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), assim como de vários artistas.

São peças que traduzem o diálogo entre o cristianismo, cultura afrobrasileira e indígena. Entre os elementos expostos, o destaque é para objetos litúrgicos, ex-votos, fotografias e instalações artísticas e contemporâneas.

Entre as obras presentes na mostra está a “Taberna de São Jorge”, do artista plástico paraense Jorge Eiró. A peça faz jus ao que a exposição promete: transitar entre religião e cultura pop.

“Adoro a iconografia de São Jorge, que é uma entidade sincrética, mas ele acaba sendo um ícone da chamada cultura ‘pop’ no mundo todo. Diante disso, pelo nome e pela relação afetiva e religiosa, eu exploro essa imagem pop do santo, fazendo referência à taberna, que é um local inclusivo e diversificado”, conta o artista.

Emanoel Franco, diretor do Museu de Arte Sacra e integrante da equipe de curadoria, diz que a mostra “Sagrado” foge do habitual do local, por conta do momento de celebração ao Círio.

“Essa exposição é um marco para um projeto de renovação de todo acervo do Museu de Arte Sacra. Com ela, novas vertentes entrarão como elementos também importantes entre as obras presentes nesse espaço museal”, explica.

Dayseane Ferraz, pesquisadora do SIMM e uma das curadoras, destaca que a instalação procura, entre outras coisas, respeitar a pluralidade religiosa que abarca do Círio de Nazaré.

“Buscamos o respeito à diversidade do que é sagrado para os grupos que compõem essa Amazônia plural. Estamos repensando a própria função social de um museu de arte sacra; a proposta é que possamos construir e dialogar com outras mostras e com as representatividades das diversas matrizes religiosas”, reforça.

A exposição fica aberta à visitação até o mês de dezembro. O Museu de Arte Sacra e Igreja Santo Alexandre ficam na Praça Frei Brandão, no bairro da Cidade Velha. O local funciona de terça a domingo, de 9h às 17h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!