Exposição 'Canoas de Promesseiros’ abre Quadra Nazarena nas artes
Evento integra pela primeira vez o “Mapa Cultural do Círio 2019”

Quem passar em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na Travessa Quintino Bocaiúva, vai conferir pelo nono ano a exposição “Canoas de Promesseiros”. As canoinhas de miriti com pequenos bonecos promesseiros estarão no espelho d’água do TCE durante o período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré até o dia 28 de outubro.
A mostra será aberta oficialmente nesta quinta-feira, 3, às 17h, no Plenário da Corte de Contas e contará com a presença de músicos da Fundação Carlos Gomes. Em seguida, haverá a apresentação da Banda da Marinha e do Coral Cynthia Charone.
Este ano, a representação do Círio Fluvial tem como tema “Miriti – Além do Brinquedo, uma história de vida”. A finalidade da ação é valorizar a cultura do miriti produzido por artesãos que vivem, invariavelmente, na cidade de Abaetetuba e de Cametá. Duzentos barquinhos representam a cultura ribeirinha e o Círio Fluvial na exposição. Este ano, também, a mostra foi reconhecida pelo Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que a incluiu no “Mapa Cultural do Círio de 2019”.
A parceria com os professores e alunos do projeto da Inovar, da Universidade Federal do Pará (UFPA), traz uma novidade para este ano. Os estudantes desenvolveram um barco com uma micro câmera instalada no interior do brinquedo, que produzirá imagens de dentro da exposição. O objetivo é mostrar ângulos ainda inéditos.
Também pela primeira vez alunos de arte da UFPA farão parte da produção dos barquinhos. No total serão doze estudantes de arte que pintarão sessenta embarcações em cores neon. A exposição ainda terá cem barcos iluminados para intensificar a beleza dos brinquedos de noite.
Com a incorporação ao Mapa Cultural do Círio de 2019, a exposição estará junta com principais ações artísticas da Quadra Nazarena, como o Auto do Círio, o Arrastão do Pavulagem, entre outras atrações. O material promocional sobre o Círio estará disponível em aeroportos, rodoviárias, hotéis, restaurantes e pontos turísticos.
“Foi com alegria que o Tribunal recebeu a notícia sobre a inclusão. Isso mostra o reconhecimento em relação à “Canoas de Promesseiros”. Há nove anos o Tribunal faz parte dessa grande festa coletiva da população paraense. Os romeiros já reconhecem a participação do TCE, nesse evento que é o maior, em termos de procissão religiosa, do mundo. Tive a satisfação de propor o projeto que foi acolhido e prestigiado por todos, em todas as edições. É uma honra estarmos incluídos no projeto do Estado”, comentou o conselheiro Nelson Chaves.
A primeira “Canoas de Promesseiros” foi em 2010, como forma de proporcionar o espetáculo aos romeiros da procissão fluvial. Desde 2017, os barquinhos receberam iluminação produzida pelos alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará passando a também interagir com a Trasladação.
Desde a sua primeira realização, a exposição tem recebido a observação diária de milhares de visitantes, os quais têm a oportunidade de ver a beleza da arte produzida pelos artesãos. Os barquinhos simbolizam o cotidiano da população Amazônica que vive em comunhão com as águas doces e agitadas da região Norte do País.
Agende-se:
Exposição: Canoas de Promesseiros
Local: Travessa Quintino Bocaiúva, 1585
Data: 3 a 28 de outubro
Hora de Abertura: 17h
Apoio: Estudantes da UFPA, Núcleo de Arte Miriti Amazônia, Miriti Arte, Núcleo de arte de Cametá e núcleo de arte familiar de Abaetetuba.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA