Epaminondas dá receita de comida regional

Inspirado pelo “nada se perde, tudo se transforma”, personagem criado por juiz ‘bomba’ no Instagram com receitas originais

Valéria Barros

“Meu mano e minha mana, pense num perrengue grande, essa tar de pandemia. No início eu fiquei muito apavurado”, desabafa Epaminondas Gustavo, alter ego do juiz Cláudio Rendeiro, em Belém, que criou o quadro “Cozinhando com Epaminondas”, em suas redes sociais, durante a quarentena da pandemia.

“Aprendi a cozinhar com minha mãe, Dalva Rendeiro, e sempre gostei muito. Todos esses macetes que eu ensino, aprendi com ela. Quando chego na casa dela, ela logo pergunta: ‘Vais fazer os ovos afrescalhados? Já posso ir cortando as frescuras?’”, conta, sorrindo.

Epaminondas explica que, no período de isolamento, pensou em criar um quadro que pudesse alegrar e, ao mesmo tempo, ocupar o tempo das pessoas. Foi quando surgiu o “Cozinhando com Epaminondas” e o “Diário do compadre Bena”. “Não foi nada planejado, mas a coisa deu tão certo que, em menos de quatro meses, passei de 20 mil para 45 mil seguidores no Instagram”, revela.

Ele conta que tudo foi evoluindo naturalmente e aí teve que tomar algumas providências pra não fazer feio com os fãs. “Tive que comprar jogo de luz, tripé, equipamentos de cozinha e começar a divulgar minhas receitas próprias, como, por exemplo, o ‘Arroz com tudo dentro’, ‘Ovos ao afrescalhamento’, ‘Taça da felicidade de caranguejo e camarão’ e muitas outras”.

LIVRO

Até convite pra escrever um livro de receitas ele recebeu. “Estou conversando com a editora, acertando os detalhes pra ver se sai mesmo”, diz ele, dando a sonora gargalhada que fez Epaminondas Gustavo virar celebridade. Com muitos fãs dentro e fora do país, o personagem conta que já ajudou muita gente com suas receitas. 

“Quando quero ajudar uma instituição ou preciso arrecadar um dinheiro pra alguém, eu faço a tal taça da felicidade de mariscos e sorteio. Inclusive dia 15 de outubro vai ter um onde, além de ganhar a taça, o ganhador vai fazer uma receita com o Epaminondas. Quem se interessar pode se informar no meu Instagram”, divulga.

E para deixar todos com água na boca, Epaminondas dá a receita. “Assim como minha mãe sempre fez, gosto de aproveitar tudo que sobra. Nada estraga aqui em casa. Então, vou ensinar vucês tudinho a fazer uma receita por demais gostosa. Arroz de peixe no tucupi à moda trêsontonte, a partir do cardo de cabeça de dourada no tucupi”.

Ingredientes:

Arroz cozido

Tucupi temperado a gosto

Jambu cozido

Camarão rosa ou regional

Cebola murcha

Cebolinha para o charme do afrescalhamento

Peixe no tucupi à moda Trêsontonte (receita completa no instagram)

 

“É que eu queria fazer um charme com vucês”, brinca o personagem, revelando o que deseja para o Círio deste ano. “Que todos possam aprender a exercitar a solidariedade, possam estender a mão e entender que esse manto precisa abrigar a todos. As pessoas vão estar mais isoladas por conta do vírus, mas precisam estar mais abertas à irmandade”, diz ele.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!