CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Empresas se envolvem em ações de apoio aos romeiros durante o Círio de Nazaré

Várias iniciativas que buscam ajudar ao próximo são observadas em Belém, nesse período

O Liberal
fonte

Assim como na época do Natal, o Círio de Nazaré aflora o sentimento de solidariedade nos paraenses. No mês de outubro, a vontade de querer fazer bem ao próximo extrapola as crenças religiosas quando chegam as festas nazarenas, fazendo com que pessoas e empresas se mobilizem em ações e iniciativas em prol do bem-estar coletivo.

 José Coutinho, diretor geral de uma faculdade particular em Ananindeua, por exemplo, diz que por dez anos, antes da pandemia, abria as portas da instituição de ensino para os romeiros que saiam em caminhada pela estrada com destino a Basílica Santuário, para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. “Sempre nos sábados, antes da passagem da santa para o Círio fluvial, nós abríamos as portas da nossa instituição para receber e acolher os romeiros. As pessoas chegavam com a necessidade de um curativo, de uma massagem, de um lanche e nós sempre acolhemos essas pessoas com a integração e apoio dos nossos colaboradores voluntários e, até mesmo, dos nossos alunos, como os do curso de enfermagem que auxiliavam as pessoas que precisavam de atendimento. Chegamos a virar 24 horas nessas ações, com cerca de 50 pessoas por turno, distribuindo água, alimentos, e disponibilizando os banheiros para as pessoas que precisavam”, conta o diretor.

Para esse ano, Coutinho pretende realizar a mesma ação, mas explica que tudo dependerá da posição da diretoria da Festa de Nazaré e também das autoridades sanitárias para a liberação. “Nós estamos com o centro de monitoramento da nossa instituição em alerta pra nos mobilizarmos novamente para esse ano, mas tudo vai depender da liberação da diretoria da festa e das autoridades de saúde, pois ainda estamos no meio de uma pandemia e precisamos do aval dessas instituições” afirma. 

Até 2019, um grupo com 31 colaboradores de uma agência de comunicação se organizava e se mobilizava, de forma voluntária, para distribuir água mineral durante a romaria nazarena e cestas básicas para os romeiros. Já em 2020, a procissão do Círio de Nazaré, que ocorria desde 1793, em Belém, com milhares de fiéis nas ruas da cidade, foi suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus e ação solidária na empresa, também acabou não ocorrendo.

“A agência começou a funcionar em 2013 e as ações solidárias começaram no ano seguinte, como forma de agradecimento e de ajudar as pessoas que participam da procissão. Nessa época, além de participarem da arrecadação, muitos funcionários também se voluntariavam para distribuir água durante a procissão. Ano passado, por conta da covid-19, acabamos não tendo como dar prosseguimento. Já nesse ano, estamos planejando uma outra forma de ajudar, principalmente, as pessoas em situação de rua”, lembra o diretor da empresa, José Fonteles.

Segundo ele, a ideia para este ano é promover uma campanha interna para os funcionários com a intenção de estimular a arrecadação e a doação de roupas não mais utilizadas por eles, que serão entregues à Casa de Plácido onde, anualmente, são acolhidos romeiros que chegam a Belém após caminharem longas distâncias em promessa a padroeira. “A ideia é fazer um bazar solidário, através de uma campanha de mobilização interna, sendo que objetivo não é vender as roupas, mas sim, arrecadar através da divulgação na agência e doar para Casa de Plácido para que a coordenação possa distribuir para as pessoas necessitadas, principalmente aquelas que estão em situação de rua”, explica.

A campanha, inicialmente, será interna, mas a ideia é ampliar a divulgação para sensibilizar e mobilizar, também, o público externo. “Pretendemos levar a campanha, para o nosso público externo, para que eles também possam participar, fazendo com que essa corrente de solidariedade ganhe ainda mais força, principalmente, nesse período de pandemia, onde o número de pessoas em situação vulnerável, cresceu ainda mais,” diz o empresário.

Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!