Dom Alberto destaca 'ciclo de devoção' durante missa do Círio do Menino Deus em Marituba

Arcebispo emérito preside a celebração de saída da 70ª romaria em Marituba e brincou com fiéis sobre acordar cedo no Natal: 'Não é formiga, é devoção'

Gabriel da Mota
fonte

A manhã de Natal em Marituba, nesta quinta-feira (25), representa mais do que uma celebração local. Durante a missa que antecede a saída do Círio do Menino Deus, o arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, definiu a 70ª edição da romaria como o fechamento de um grande "ciclo de fé" que atravessa o Pará, conectando as festividades nazarenas da capital às manifestações religiosas do interior.

Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Dom Aristides, o religioso destacou em sua homilia a importância da comunhão entre as paróquias. Para ele, a dinâmica de sair de uma igreja para retornar à matriz fortalece os laços comunitários.

"Aqui nós terminamos o ciclo, sempre com o Círio do Menino Deus. Depois de Bragança, com [a Marujada de] São Benedito [amanhã, 26], se fecha um ciclo muito importante. Esse ciclo tem uma característica linda: ele nos leva a preparar a devoção que nós celebramos e a vivê-la bem. Essa ideia bonita de começar o ciclo do Menino Deus fazendo a trasladação para uma outra paróquia, e depois voltando para a matriz, como estamos fazendo hoje, é uma boa coisa porque estabelece vínculos", afirmou Dom Alberto.

Sinodalidade e esforço dos devotos

Ainda durante a pregação, o arcebispo ressaltou que a festividade ensina a "trabalhar juntos, compartilhar e colaborar com o outro". Segundo ele, a piedade cresce e a vontade de viver na igreja se amplia exatamente quando os fiéis se ajudam mutuamente.

Com bom humor, Dom Alberto também reconheceu o sacrifício dos promesseiros que, mesmo após as celebrações da véspera de Natal, madrugaram para acompanhar a procissão.

"Por que sair cedo hoje de casa no dia de Natal? Certamente muita gente foi dormir mais tarde. Eu brinquei com algumas pessoas que encontrei de manhã: 'Você acordou cedo, deu formiga na sua casa?'. Não, não é formiga, é devoção. O que acontece é que faz parte da nossa vida. Desde que cheguei a Belém, sempre celebrei e sigo vivendo o Menino Deus com muita alegria", disse.

Trajeto e programação

Após a missa, que iniciou pouco após às 7h30, a procissão seguirá pelas ruas de Marituba. O cortejo percorre vias importantes como a BR-316 e a rua Fernando Guilhon, até chegar à Paróquia Menino Deus, onde novas celebrações ocorrerão ao longo do dia.

Percurso do 70° Círio do Menino Deus em Marituba

Saída: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Av. João Paulo II)
Trajeto: Ruas João Paulo II, BR-316, Fernando Guilhon, Primeiro de Maio, Bezerra Falcão, Raimundo Santana, Padre Romeu e 21 de Abril
Chegada: Rua Cláudio Barbosa da Silva, na Paróquia Menino Deus

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!