Documentário recria o encontro do caboclo com a imagem que deu origem ao Círio de Nazaré

Produção em 3D conta a história de Plácido

VICTOR FURTADO

Por trás de onde hoje é a Basílica Santuário, um igarapé, o ribeirinho Plácido de canoa, uma árvore e o encontro com a imagem original da Virgem de Nazaré. A história da origem do Círio é contada no documentário "O Legado de Plácido", da Sidney Produções, que será exibido neste sábado, às 19 horas, uma das programações virtuais que substituirão a trasladação.

O documentário estreou em 2014, após quase dois anos de produção, no Cinépolis. A rede até se ofereceu para fazer a codificação em 3D, mas a própria produtora deu conta disso. Desde o início, foi pensado para 3D, mas também tem versão 2D, para exibição em outras telas. Chegou a ser exibido na TV Nazaré, pela TV Cultura e pode ser visto em vários canais pela internet. Antes de tudo, houve uma exibição especial e particular: para o arcebispo emérito dom Vicente Zico.

" Levamos uma tela 3D pra ele assistir. Quando acabou, ele fez um silêncio, suspense. Aí ele disse: 'Sidney, teu filme tá excelente. Tem a história, tem a religião, tem o caráter evangelizador. Está aprovado", lembra Sidney Torres Leite, diretor geral do documentário.

A exibição deste ano tem um caráter especial para as 15 pessoas envolvidas na produção. As ideias do filme surgiram num Círio, durante a passagem da santa, numa época em que o cinema 3D estava no auge de conquista do mercado cinematográfico.

Há alguns trechos do filme que são relatos e explicações. Em outros, há artistas em cena. O momento em que Plácido pega a imagem nas mãos não tinha como ser apenas contado por um teólogo ou historiador. Sem um canal passando por onde é a Basílica Santuário, as filmagens ocorreram em Vigia.

HONRA

Plácido, no filme, foi vivido por José Maria Pinheiro. Alguns relatos são do próprio dom Zico e também do arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira; do padre Ramos; e do diretor coordenador do Círio 2013, Kléber Vieira. Há vozes de pessoas da Arquidiocese de Belém. A duração é de 20 minutos e 6 segundos.

"O Círio nunca vai deixar de acontecer. Foi um orgulho para mim, devoto, e para toda minha equipe. Foi uma honra quando o Albano Martins, diretor coordenador do Círio, me disse que queria exibir o documentário na grade especial. Espero que o filme toque o coração das pessoas, como Nossa Senhora de Nazaré sempre faz. Acho que todos vão ficar gratos e satisfeitos", disse Sidney, que adianta ter várias ideias para outros documentários baseados na cultura paraense.

"O Legado de Plácido" começa a ser exibido, na TV Nazaré, a partir das 18h, deste sábado. Horário em que os fiéis estariam na trasladação. Às 19h30, ainda para suprir a falta de uma das maiores das 13 romarias, será exibido um documentário sobre os principais momentos da trasladação, também chamada de "Romaria das Luzes".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!