CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Devotos prestam suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré em frente ao colégio Gentil Bittencourt

Pela primeira vez, a tradicional missa que antecede a Trasladação aconteceu sem a presença de fiéis, por conta da pandemia do novo coronavírus

João Paulo Jussara
fonte

A tradicional Santa Missa que antecede a segunda maior romaria do Círio 2020, a Trasladação ou Procissão de Luz, foi realizada, pela primeira vez, sem a presença dos fiéis, na capela do Colégio Gentil Bittencourt, bairro de Nazaré, em Belém, no final da tarde deste sábado (10). A celebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, contou somente com a presença de clérigos da Igreja e veículos envolvidos na transmissão ao vivo pela televisão e internet, em razão da pandemia do novo coronavírus, mas alguns devotos ficaram em frente ao colégio para prestar suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.

A missa no Colégio Gentil Bittencourt é uma tradição da festividade nazarena. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré costuma permanecer no local até o início da procissão da Trasladação, que leva a imagem do colégio até a Catedral de Belém, na Cidade Velha, para a saída do Círio, no domingo. No ano passado, estima-se que aproximadamente 1,4 milhão de pessoas acompanharam todo o percurso da procissão de luz, desde a saída da instituição de ensino até a Catedral.

Neste ano, porém, a celebração foi bem diferente. As principais ruas do entorno do colégio foram bloqueadas pela polícia, com barreiras montadas na avenida Nazaré com a travessa 14 de março e com a avenida Alcindo Cacela, e somente alguns fiéis ficaram em frente aos portões acompanhando a missa. Entre eles estava a aposentada Leonor Augusta, de 80 anos, que há mais de 70 acompanha as romarias do Círio de Nazaré.

Emocionada, a idosa contou que havia vindo do conjunto Paraíso dos Pássaros, no bairro Maracangalha, para acompanhar a missa que antecede a trasladação e agradecer por ter conseguido se curar da ansiedade e depressão, mas não sabia que a celebração seria fechada para os fiéis. "Eu vim rezar pra Nazinha e pagar as minhas promessas, mas não deu, então eu vou ficar aqui na frente fazendo minhas orações e agradecendo por mais um ano, e no ano que vem eu volto", afirma.

Por volta das 18h, um pouco antes da missa começar, um grupo de cerca de 10 pessoas passou em frente ao colégio Gentil Bittencourt carregando uma berlinda com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, seguindo o caminho tradicional da trasladação, até a Catedral da Sé. "O bispo abençoou a imagem e deu a permissão para fazermos a procissão particular. Nós fizemos uma oração antes de sair e agora levaremos ela até a catedral", contou a cuidadora Leila Souza, que mora nos Estados Unidos e veio para Belém só para acompanhar o Círio. "O Círio está dentro de nós, dentro do nosso coração", acrescentou.

image Grupo de jovens promoveu uma "mini procissão", seguindo o trajeto da Trasladação (Ivan Duarte/ O Liberal)

Após a Santa Missa, no lugar da trasladação, foram exibidos os documentários "Plácido", às 19h, e "Grandes Momentos da Trasladação", às 19h30. Depois, houve a transmissão ao vivo, pela primeira vez, da decoração da berlinda, às 20h40, com a live "Decore a Berlinda", acompanhada de uma programação musical. A programação que antecede o Círio de Nazaré se encerrará com a bênção do Cônego Roberto Cavalli na Catedral, logo mais, às 22h10, e às 22h15, haverá uma live na Catedral.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!