CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Devotos encontram novas formas de louvar a Virgem de Nazaré

Em Macapá e Castanhal, haverá vigílias e romaria automotiva pelos bairros

VALÉRIA BARROS

Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré no Pará e em outros estados podem não ir às ruas em massa este ano para louvar a padroeira, mas o Círio continua vivo e a programação tradicional foi substituída por ritos que não colocam em risco a saúde e a segurança.

Em Macapá, em anos anteriores, o Círio reuniu cerca de 200 mil pessoas e ocorrerá de forma descentralizada este ano. A tradicional procissão dará lugar a romarias. As celebrações começarão neste sábado, 10, com missa na Catedral São José, no centro da cidade, momento em que foi apresentado o manto da imagem. Nas igrejas matrizes de cada paróquia haverá vigílias durante a noite e, de manhã, após a missa principal do Círio, às 7h, as imagens serão conduzidas em carro aberto pelos bairros da capital.

A comissão organizadora diz que os fiéis foram estimulados a ornamentar suas casas e prestigiar as homenagens a Nossa Senhora durante o percurso, usando máscaras e mantendo a distância recomendada.

CASTANHAL

Em Castanhal, este ano, por causa das restrições sanitárias, os eventos programados pela Diocese também foram adaptados.

Luciano Beserra, da Pastoral de Comunicação da Diocesse de Castanhal, conta que uma equipe ajuda o bispo Dom Carlos Verzeletti a coordenar a homenagem.

“A Romaria de Castanhal acontecerá no terceiro domingo de outubro (dias 17 e 18), mas as festas começam uma semana antes e vão até a semana seguinte da grande celebração”, detalha.

Este ano, a imagem percorrerá os bairros da cidade no sábado e no domingo. “Ela sairá da Catedral, após a missa das seis da manhã, e seguirá em romaria. O que será diferente este ano é que, com o lema da ‘Romaria em Casa’, é a mãe de Deus e mãe da Igreja que este ano vai ao encontro de seus filhos. Então nós estendemos o trajeto, para que um número bem maior de famílias possam receber as bênçãos em suas casas”.

A programação de sábado e domingo será transmitida pela TV Mãe de Deus (Canal 31) e pela página “Diocese de Castanhal” no Facebook.

OUTROS CÍRIOS 

* Em Magalhães Barata - 1º domingo de novembro.

* Em Barcarena - 2° domingo de novembro.

* Em Breves  - 2º domingo de novembro

* Em Bragança - 2º domingo de novembro.

* Em Marituba - 2° domingo de novembro.

* Em Marudá - 2° domingo de novembro.

* Em Primavera - 3° domingo de novembro. 

* Em Maracanã – 3º domingo de novembro.

* Em São Miguel do Guamá – 4º domingo de novembro.

* Em Icoaraci (Nossa Senhora das Graças) – 4º domingo de novembro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!