Dedicação e amor ao próximo: voluntários praticam a solidariedade em meio à multidão
Entre as histórias de trabalho voluntário estão prestação de assistência médica e distribuição de água e alimentos

Além da religiosidade, o Círio de Nazaré destaca a solidariedade. Muitas pessoas prestam assistência médica e distribuem água e alimentos para os romeiros. Nilson Santos faz isso há 35 anos, quando organiza um grande café da manhã. A distribuição de alimentos inicia às 2h da madrugada e alimenta cerca de 6 mil pessoas, entre romeiros, guardas da santa, policiais militares, trabalhadores da limpeza e todos que precisam de alimento e conforto para ter forças durante a principal romaria de Nazaré.
Acompanhe, ao vivo, todos os detalhes das procissões do Círio 2023
“Tudo começou quando meu irmão percebeu que muitas pessoas ficaram sem transporte para voltar para casa após a trasladação. Como a maioria dos participantes da Guarda de Nazaré é formada por pessoas humildes, muitas delas não tinham dinheiro para comprar comida e nem tinham onde comprar. Foi então que meu irmão teve a ideia de preparar um café da manhã para distribuir aos guardas. No primeiro ano, foram cerca de 25 a 30 pessoas”, afirma Nilson.
Entre os anjos mais conhecidos durante a quadra nazarena estão aqueles que, no lugar das asas, vestem vermelho: os voluntários da Cruz Vermelha. “Esse trabalho é muito gratificante. Nós atuamos pensando na ajuda humanitária e no amor ao próximo”, destaca o vice-presidente da instituição, Jorge Abel de Aguiar.
Durante o ano todo, a Cruz Vermelha conta com um efetivo de aproximadamente 4.000 voluntários, número que aumenta para cerca de 6.000 durante as romarias. O universitário Luan Santiago estreia neste ano como voluntário da Cruz Vermelha. O jovem de 19 anos conta que se inspirou nas irmãs que já tinham feito o treinamento e na atuação dos voluntários que via durante a festa. “A pessoa se sente bem consigo mesma porque está fazendo uma coisa boa, ajudando o próximo”, finaliza Luan.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA