CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Corpo de Bombeiros realiza vistoria no Arraial de Nazaré para o Círio 2024

Caso seja liberado após a inspeção nos brinquedos, o Parque deve abrir ao público nesta sexta-feira (27), a partir das 17h

Gabriel da Mota

Nesta sexta-feira (27/9), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM/PA) realiza uma vistoria técnica no Parque de Diversões ITA no Arraial de Nazaré, instalado no estacionamento da Basílica Santuário de Nazaré. Durante a vistoria, que começou às 11h, os bombeiros verificam as condições de segurança de todos os brinquedos, incluindo testes elétricos e manuais. Caso seja liberado, o parque deve abrir ao público ainda hoje, a partir das 17h, com preços já divulgados: R$ 20 para a Montanha-Russa, Roda-Gigante e o Freestyle; e R$ 15 para os demais brinquedos.

De acordo com o tenente-coronel Moura, subdiretor de serviços técnicos do CBM, a avaliação começou pela verificação do projeto técnico das instalações provisórias, aprovado previamente pela corporação. Entre os itens checados, estão a estabilidade dos brinquedos, o aterramento para proteção contra descargas elétricas, e a quantidade e largura mínima das saídas de emergência.

Durante a inspeção, o Corpo de Bombeiros também avalia se os brinquedos possuem sinalização adequada e as condições dos extintores de incêndio. "Não basta estar no prazo de validade, porque se o extintor não estiver pressurizado, ele não vai ser eficaz no caso de um incêndio", alertou Moura. A sinalização indicativa de restrições de uso dos brinquedos, como altura mínima, também é verificada para evitar acidentes, especialmente com crianças. 

Ao final da vistoria, os bombeiros realizam testes práticos nos brinquedos, simulando, por exemplo, uma queda de energia para verificar a eficiência dos operadores em evacuar as pessoas de forma segura. “O procedimento padrão é fazer um primeiro teste dos brinquedos sem a presença de pessoas, para evitar acidentes. Depois, nós entramos”, acrescentou o tenente Dias, chefe da vistoria.

Segundo o tenente-coronel Moura, ao todo, 19 brinquedos estão sendo vistoriados e a expectativa é que, caso todas as exigências sejam atendidas, o parque seja liberado para funcionamento ainda nesta sexta. Caso contrário, os responsáveis pelo parque serão notificados e uma nova vistoria será realizada após as correções necessárias.

inspeção parque círio

Arraial de Nazaré

Rodolfo Kalume, diretor de Arraial da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), explica que o parque já está montado e o processo de inspeção é rotineiro. "A expectativa é que o bombeiro já talvez pontue um brinquedo ou outro, mas é coisa simples para a gente poder funcionar hoje a partir das 16 horas", pontua. Durante a vistoria, não apenas os brinquedos do parque são avaliados, mas também a estrutura das tendas e da feira montada logo na entrada do estacionamento.

Uma das novidades do Arraial este ano é a instalação de uma grande tenda galpão, que, segundo Kalume, proporcionará mais conforto ao público. Além disso, o parque traz quatro novos brinquedos, incluindo uma torre de 40 metros e uma roda-gigante de 33 metros de altura. "Temos comidas diferentes, novas, que nunca tiveram aqui no centro também", ressalta o diretor.

Com a construção do Novo Santuário de Nazaré, prevista para iniciar em janeiro do próximo ano no estacionamento da Basílica, existe a possibilidade de que o Arraial de Nazaré sofra uma redução de tamanho nas próximas edições. Rodolfo Kalume reforça que o projeto do novo espaço religioso poderá impactar a área destinada ao ITA. "Nós vamos ter que remanejar, deve diminuir um pouco o parque, e a gente talvez diminua também um pouquinho a feira", afirmou, ressaltando que a decisão será tomada conforme o andamento das obras e a necessidade de reorganizar o espaço em função da nova estrutura.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!