CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coração de estudante não descuida da fé

SONHO – Mesmo sem a trasladação e o Círio, jovens que se preparam para ingressar no ensino superior não negligenciam a devoção à Virgem de Nazaré

ERICKA PINTO

O sonho de muitos estudantes de ingressar em uma universidade pública está presente no Círio de Nazaré, onde é comum a participação de jovens para fazer o pedido ou para agradecer a graça alcançada. Concorrência, dificuldade em concluir o conteúdo, pressão e nervosismo atrapalham na hora da prova, mas a fé em Nossa Senhora não costuma falhar.

Estudante do ensino médio, João Borges Souza da Luz, 18 anos, fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez e, mesmo diante dos desafios na preparação, diz que mantém sua fé na Virgem Maria.

“Eu sempre peço à Mãe para que no dia da prova eu não fique nervoso e que Ela me ilumine. Peço não só por mim, mas pelos meus amigos que também vão fazer o Enem este ano”.

Independentemente da aprovação, João diz que no próximo Círio acompanhará a procissão na corda, em agradecimento pelo irmão, aprovado em uma universidade pública de Santa Catarina.

O estudante conta que os agradecimentos que faz são, geralmente, em favor do próximo. Em 2019, ele e dois amigos fizeram uma caminhada de nove horas, de Santa Izabel do Pará até a Basílica, em Belém. O objetivo foi agradecer pelos amigos e pela família. Devoto desde criança, ele fala da relação de amor com Nossa Senhora.

“Por mais que eu esteja distante da igreja, ela nunca está distante de mim. Eu sempre converso com ela em oração e em todos os momentos difíceis da minha vida e da minha família, ela sempre esteve ao meu lado”.

SANTA IZABEL

O estudante Gabriel de Sousa Lopes, 18 anos, morador do município de Santa Izabel, foi o grande incentivador de João Borges na caminhada até a Basílica, no ano passado. Desde os 14 anos, ele faz esse trajeto de quase 30 quilômetros, junto com a mãe, Maria Rosinéia Sousa, e a tia, Maria Eliza Lopes.

O jovem diz que o propósito da caminhada sempre foi o de homenagear e agradecer à Nossa Senhora pela saúde da família. Mas no ano passado, o pedido foi especial. Gabriel revela que sempre teve dificuldades de concentração nos estudos e através da fé conseguiu alcançar seu objetivo de passar no vestibular. Hoje, ele é estudante do curso de engenharia florestal, na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Ele divide seu tempo em atividades na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Izabel, onde integra o grupo de oração. De família católica, conta que a devoção a Nossa Senhora vem desde criança. No Círio 2020, não haverá caminhada da família. A celebração vai se concentrar na sua casa, apenas com os familiares, evitando aglomerações.

Para o próximo Círio, Gabriel quer participar das ações de acolhimento realizadas por uma comunidade no seu município.

“Quero ajudar nossos irmãos peregrinos, que vêm de outros municípios em caminhada, para prestar homenagem ou pagar suas promessas”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!