CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio de Nossa Senhora de Nazaré ganha procissão em Montes Altos no Maranhão

A maior procissão religiosa do mundo acontece em Belém e desperta olhares de outros Estados

Emanuele Corrêa

O Círio de Nazaré é a maior procissão católica da América Latina e uma das mais simbólicas do mundo. A imagem peregrina que todo segundo domingo de outubro sai às ruas de Belém, já esteve em outros estados visitando as arquidioceses. Neste ano, em 12 de setembro, a cidade de Montes Altos, no sudoeste do Maranhão - região tocantina, fronteira com a cidade de Imperatriz - realizou o primeiro Círio no estado.

O coordenador da Diretoria da Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Albano Martins, relata a visita que a imagem peregrina fez à cidade e a reunião com a comitiva da festa, para apresentar o formato que acontece o Círio em Belém. "A imagem foi lá em Montes Altos, com uma comitiva da diretoria da festa e da guarda de Nazaré, para o evento de abertura do Círio. Regressamos para cumprir a agenda da imagem aqui em Belém e lá eles receberam uma imagem de Nossa Senhora que foi abençoada aqui pelos padres Barnabitas e Arcebispos, foi esta imagem que percorreu o círio", ressaltou.

A procissão aconteceu dia 12 de setembro, no segundo domingo do mês. De acordo com o diretor coordenador, a tendência é que ano que vem o Círio de Montes Altos aconteça no segundo domingo de setembro e se torne tradição. "O primeiro Círio da história foi realizado no dia 8 de setembro, para depois ser realizado em Outubro. Lá a data de setembro foi escolhida, já aconteceu este ano e acredito que irá se repetir em 2020 no segundo domingo de setembro", alega Albano.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré cruzou 597 quilômetros para chegar em Montes Altos, no Maranhão, mas também já percorreu muitos outros quilômetros Brasil afora, pontua Albano, que relembra a tradicional visita já há uma década que a imagem faz a capital do Rio de Janeiro.

"Desde que D.Vicente Zico deixou a arquidiocese de Belém e foi ao Rio de Janeiro, essa programação acontece no cronograma oficial nos últimos dias de julho e primeiros dias de agosto. Apenas em 2020 não realizamos, em razão da pandemia. Este ano abrilhantamos muito a viagem com a visita da imagem no Cristo Redentor, junto com a Fafá que é uma embaixatriz do nosso Círio", reforça.

"Esta viagem está na programação de 2022 e demais anos. É uma maneira da gente divulgar o nosso Círio, Belém e o nosso turismo religioso. Tivemos uma repercussão muito positiva no RJ, sobretudo da visita ao Cristo Redentor. E esta visita ao Cristo Redentor, gostaríamos de incluir no calendário oficial do Círio, visto que foi a primeira vez que ela aconteceu", completou Albano.

Com a repercussão positiva de Montes Altos, Albano afirma que a arquidiocese da Cidade de Carolina, também no Maranhão, já manifestou interesse em realizar o Círio em 2022 e relembrou por quais cidades a imagem já peregrinou.

"Fomos comunicados que a repercussão foi tão positiva, que Carolina também pretende criar e realizar o Círio de Nazaré em 2022... Temos um pedido para 2022 de uma visita da imagem peregrina em Natal, RN. Já fizemos Palmas, Brasília, São Paulo, RJ, Viana, enfim, uma dezena de cidades e estados do país e o nosso planejamento é ampliar isso. Nós queremos que as pessoas reconheçam como ele é: é a maior festa católica do planeta", finaliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!