Círio 2023: centenas de fiéis participam da Ciclo Romaria neste sábado

O trajeto saiu da Praça Santuário e passa por diversas avenidas e travessas até voltar para a Praça Santuário. O percurso é de 14 km

Emilly Melo
fonte

Centenas de devotos participam da 8ª Ciclo Romaria do Círio 2023, que começou por volta das 8h deste sábado (14). O trajeto saiu da Praça Santuário e passa por diversas avenidas e travessas até voltar para a Praça Santuário. O percurso é de 14 km. A previsão de conclusão da procissão é de aproximadamente 2h. As bicicletas que se destacarem na decoração e criatividade inspirada em Nossa Senhora de Nazaré serão premiadas pela Diretoria da Festa de Nazaré, assim como a premiação para o grupo de pedal mais animado.

Antônio Sousa, diretor de procissões do Círio de 2023, destaca a participação calorosa dos devotos em todas as romarias da festa religiosa realizadas até o momento. Para essa, em especial, ele estima que cerca de 10 mil pessoas participem das homenagens. Além dos ciclistas, a procissão também conta com a presença de fiéis que optam por acompanhar o percurso de patins, enquanto outros apostam em seguir o trajeto a pé. 

“É um passeio ciclista muito gostoso na cidade, em várias ruas de Belém, então a expectativa sempre é muito boa, está tudo preparado, organizado, para que o ciclista possa participar tranquilamente. Durante todo o percurso, a gente recebe homenagem de pessoas que estão nos prédios, nas casas, nos comércios”, enfatiza o diretor. 

Criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a romaria das bicicletas é sempre bem acolhida pelos belenenses, afirma Antônio Sousa. 

“Na cidade de Belém, temos vários grupos que fazem parte do esporte. A gente observa que, na sociedade de Belém, muita gente utiliza a bicicleta para fazer o seu trabalho. Então, a Ciclo Romaria foi muito bem acolhida durante todos esses anos. Ela existe para poder abençoar essas pessoas, não só no esporte, mas também no trabalho”, pontua Sousa. 

Devotos

Partindo do bairro do Icuí, em Ananindeua, o autônomo Carlos Alberto Pereira, de 51 anos, acompanha a imagem de Nossa Senhora de bicicleta há três anos com o coração cheio de gratidão pelas graças alcançadas. Neste ano, ele quis homenagear Plácido — caboclo, que segundo a crença religiosa, encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no igarapé Murutucu, em Belém, área que corresponde hoje aos fundos da Basílica de Nazaré. 

“O Círio representa fé, auxílio, que movimenta todos os paraenses. Só sabe o que é o Círio quem o vive realmente. Sentir o cheiro de maniçoba nas ruas, ver um promesseiro passando, pessoas doando água e outras que vêm de outros estados, é inigualável”, pontua o devoto.  

image Carlos Alberto Pereira presta homenagens a Plácido (Ivan Duarte/ O Liberal)

Há cinco anos, João Paulo Roldão, fiscal comerciário, alimenta o hábito de andar de bicicleta com a esposa e os dois filhos pequenos pela cidade. Apaixonados pelo esporte, ele conta que a família não poderia deixar de participar do Ciclo Romaria deste sábado. 

“Nós decidimos hoje que estávamos precisando de muita paz. Reunimos a família, os amigos, para confraternizar com o povo de Nazaré. Temos somente gratidão, apesar de tudo que está acontecendo no mundo, a gente tem que se apegar, ter fé. Se não tiver fé, fica tudo complicado”, reflete João Paulo.

image Família acompanha o percurso para agradecer a Nossa Senhora (Ivan Duarte/ O Liberal)

Além dos romeiros, a procissão também reúne voluntários que distribuem copos de água durante o percurso. Claudio Vieira, de 50 anos, economista, morador do bairro de Fátima, revela que se reuniu com algumas pessoas da comunidade para ajudar os devotos que pagam as suas promessas e seguem o percurso. “Recebemos 500 caixas de copos de água por meio de doações e nos reunimos para distribuí-los e prestar homenagens à Nossa Senhora”, expõe Claudio.

Percurso da Ciclo Romaria:

Praça Santuário, avenida Nazaré, avenida José Bonifácio, avenida José Malcher, travessa 9 de Janeiro, travessa Antônio Barreto, Doca, Domingos Marreiros, avenida Alcindo Cacela, avenida José Malcher, travessa Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedelo Corrêa, avenida Gentil Bittencourt, 3 de maio, avenida Conselheiro Furtado, avenida Generalíssimo Deodoro, Caripunas, Quintino Bocaiúva e retorno na Av. Nazaré, rumo à Praça Santuário.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!