Círio 2022: 'Uma procissão de muita alegria do povo por estar vivo', diz diretor; vídeo
Antônio Salame, diretor-coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, se emocionou com a retomada do Círio nas ruas e fez uma avaliação deste ano de retomada

Para a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), o 230º Círio foi uma edição histórica, devido à presença do povo nas ruas após dois anos de pandemia de covid-19. O diretor-coordenador da DFN, Antônio Salame, chorou ao fazer a avaliação, na manhã desta segunda-feira (10). "Uma frase eu diria paz: alegria e oração. Foi isso que a gente viu durante todas as procissões. Eu diria que era uma procissão de paz, de muita alegria. É todo povo alegre por estar vivo", comentou.
VEJA MAIS
O Círio de Nazaré 2022, pelas estimativas da Secretaria de Estado de de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), reuniu 2,5 milhões de pessoas nas ruas, aumentando em 500 mil as projeções históricas de participação de público. E foi um dos mais rápidos, levando cerca de 4 horas e 10 minutos para conclusão.
"Uma unidade muito bonita. Então, nossa gratidão a todos que trabalharam por isso. Nós sabemos que são muitos. A gente pode dizer que, com a graça de Deus, deu tudo certo. Todas as procissões iniciaram e terminaram de forma ordenada. ", disse Salame, destacando que além de todas as pessoas envolvidas na organização, monitoramento e execução das primeiras romarias oficiais da quadra nazarena, havia grupos de oração no trabalho espiritual para que tudo ocorresse da melhor forma possível.
Salame observou que ainda há outras programações até o Recírio, convidando a todos para os demais eventos. "A gente recomendava pros nossos diretores, para a Guarda [de Nazaré], para todos que trabalhavam: sorriso no rosto, ternura no olhar, braços abertos para acolher, como pai ao receber o filho pródigo retornando pra casa. Era o nosso retorno. Então, foi dessa forma que aconteceu, tudo transcorreu de forma plena. Sete procissões já realizadas sem nenhum incidente. Esperamos que as outras seis também transtornam da mesma forma", concluiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA