CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: procissão de domingo reúne mais de 2,5 milhões de pessoas; vídeo

Mais de 3 mil agentes de Segurança Pública atuaram na procissão em Belém, neste domingo (9)

O Liberal

Em uma expressão singular de fé, o 230º Círio de Nossa Senhora de Nazaré reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas nas ruas do centro de Belém do Pará neste domingo (9), marcando o retorno da Grande Romaria dos paraenses ao formato presencial, após dois anos do pico da pandemia da covid-19. Essa quantidade de participantes na procissão foi estimada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que coordenou órgãos dessa área durante a romaria. No Centro Integrado de Comando Móvel da Segup, mais de 100 ocorrências foram registradas.

As ações de Segurança Pública integraram a Operação Círio 2022 nas vias de acesso da maior procissão religiosa do Brasil. Com efetivo de mais de 3 mil agentes e mais de 200 viaturas empregadas, os integrantes dos órgãos atuaram para que a procissão transcorresse com tranquilidade, minimizando os incidente possíveis, como destaca o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Nossas equipes estiveram presentes em todas as principais romarias deste final de semana, realizando o monitoramento do Centro Integrado Móvel, assim como ao longo do percurso das procissões. Tudo para garantir maior segurança aos romeiros que vieram professar sua fé, em mais um Círio de Nazaré”, disse o titular da Segup.

Inovação

Este ano, as ações contaram com o monitoramento das vias, em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, localizado no Largo do Redondo, na avenida Nazaré com a Travessa Quintino Bocaiuva. O objetivo é dar maior celeridade as ações policiais diminuindo o tempo resposta, em caso de ocorrências. 

O Centro Integrado, em funcionamento na Almirante Barroso, também foi ativado para monitorar as ruas de Belém reunindo mais de 20 agentes de segurança das esferas estaduais, municipais e federais.

“Ativamos o nosso Centro de Controle Móvel, estreando nesse Círio para que possamos dar maior agilidade as ocorrências registradas durante a procissão do Círio. Na Almirante Barroso, o Centro também esteve atuando para que tudo transcorresse dentro do previsto, reunindo as equipes de segurança integradas, com o olhar focado para a maior procissão do Brasil e garantir assim que as pessoas pudessem manifestar sua fé com tranquilidade,” reforçou o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas.

Ocorrências

Nessa manhã, desde o início das movimentações para a procissão do Círio de Nazaré, foram realizadas mais de 600 abordagens pela Polícia Militar. A Cruz Vermelha e a Defesa Civil realizadam ainda mais de 320 atendimentos. Foram registradas pela Polícia Civil 110 ocorrências, desde a madrugada até o final da procissão.

Segurança 

Vinte pontos de monitoramento (praticáveis) foram instalados ao longo do percurso da procissão do Círio de Nazaré. Agentes das Polícias Militar e Corpo de Bombeiros realizaram a fiscalização das procissões dos pontos de monitoramento em atendimento à população, presente nas ruas. 

Sobrevoo

A segurança também esteve com seu efetivo realizando rondas pelo ar, por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública com sobrevoos no percurso da procissão.

 

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!