Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio 2022: inscrições das embarcações para o Círio Fluvial começam na próxima segunda

Sendo efetuadas gratuitamente, as inscrições poderão ser realizadas na sede da Capitania dos Portos no bairro do Reduto, em Belém

Gabriel Pires

Começam nesta segunda-feira (19) as inscrições das embarcações que participarão do Círio Fluvial 2022, que neste ano será no dia 8 de outubro, com saída do Trapiche de Icoaraci. Sendo efetuadas gratuitamente, as inscrições poderão ser realizadas na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), localizada na Rua Gaspar Viana, nº 575, bairro do Reduto, em Belém. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 15h. O processo se estenderá até o dia 7 de outubro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (91) 3218-3950.

VEJA MAIS

Arraial do Pavulagem faz show de lançamento do 20ª Arrastão do Círio
Estão abertas as inscrições para as oficinas de dança, perna de pau e percussão para o Batalhão da Estrela do Arraial do Pavulagem

Círio 2022: campanha arrecada doações da comunidade
A campanha "Eu ajudo a realizar o Círio" será aberta a partir das 18h desta quinta-feira (15), pelo site do Círio

Somente as embarcações devidamente inscritas e estiverem com a bandeira e/ou adesivo fornecidos pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e, entregues pela CPAOR, poderão permanecer na romaria fluvial. A tradicional programação, que retorna após dois anos sem ser realizada, será no trecho da Baía do Guajará entre o Distrito de Icoaraci e o Porto de Belém.

A expectativa é que 400 embarcações realizem a inscrição para participação no Círio Fluvial, segundo a Capitania dos Portos. E ainda, a embarcação eleita como a melhor decorada será premiada com o troféu Carlos Roque.

Durante o traslado fluvial de Nossa Senhora, equipes da Capitania irão coordenar o tráfego aquaviário. A medida visa garantir a segurança da navegação, evitando que condutores tentem se aproximar do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, que conduzirá a Imagem pelo 22º ano, executando manobras de risco, e podendo ocasionar algum acidente. A Marinha terá mais de 250 militares envolvidos no Círio Fluvial.

Círio 2022: corda deve chegar na semana que vem
Ainda não há detalhes sobre a corda que marca várias características especiais da festividade nazarena deste ano: o Círio de número 230 e o primeiro após dois anos de pandemia

Imagem Peregrina de Nazaré anuncia o Círio a famílias da Vila da Barca; vídeo
Pelo 15º ano, o ícone do Círio foi saudado com festa pelos moradores

Orientações da Marinha

A orientação da Marinha é que os participantes do Círio Fluvial sigam à risca as regras de segurança de tráfego aquaviário: não superlotar as embarcações, principalmente, “rabetas” e “canoas”; usar colete salva-vidas (obrigatório); crianças menores de 12 anos não devem ser transportadas em balsas e motos aquáticas, etc.

O órgão ainda ressaltou que, por questões de segurança, os navios não poderão adentrar o isolamento a ser feito pela Capitania. Todas as diretrizes gerais e regras especiais para as embarcações que devem participar do Círio Fluvial foram publicadas na Portaria n° 1/Com4ºDN, de 12 de agosto de 2022. 

Círio 2022: Banco da Amazônia promove ações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré
Um jantar, celebrações religiosas, além de atrações culturais e homenagens que enaltecem a devoção mariana fazem parte dos eventos

Círio 2022: vendas de imagens de Nossa Senhora já aquecem o mercado local
Cerca de 25% de aumento no movimento, em comparação ao mesmo período de 2021, já foi sentido por empreendedores do ramo de artigos religiosos

Coletiva de imprensa falará sobre medidas de segurança

Na próxima terça-feira (20), a Marinha do Brasil reunirá a imprensa paraense para anunciar detalhes da portaria que promulga as regras de segurança para a participação na romaria fluvial. Na ocasião, representantes da SETUR lançarão a bandeira e adesivo que serão fornecidos para as embarcações devidamente inscritas e inspecionadas pela Capitania.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!