CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: devotos de Nossa Senhora de Nazaré participam do primeiro Traslado dos Carros

O cortejo já era realizado há alguns anos, mas virou romaria oficial do Círio em 2019. Por conta da pandemia, saiu oficialmente pela primeira vez em 2022

Fabyo Cruz
fonte

Centenas de devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram, na noite desta quarta-feira (5), da primeira romaria oficial do Círio 2022: o Traslado dos Carros. A procissão tem a participação da Imagem Peregrina no carro berlinda. O cortejo iniciou às 20h, em frente à Basílica Santuário, com destino até a Companhia Docas do Pará (CDP).

O cortejo já era realizado há alguns anos, mas virou romaria oficial do Círio em 2019. Por conta da pandemia, saiu oficialmente pela primeira vez em 2022. Nesta procissão são transportados o Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Saúde e Carro da Sagrada Família.

Traslado dos carros

Os devotos percorreram cerca de 5 quilômetros pelas seguintes vias: travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca), rua Marechal Hermes, praça Pedro Teixeira até chegar ao galpão da CDP. A ideia da nova procissão foi sugerida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria da Festa.

Antes do traslado, os carros estavam expostos em frente à Basílica Santuário desde às 7h. Duas horas antes do início da procissão, já era possível notar a grande concentração de pessoas à espera da celebração na Praça Santuário.

Uma dessas pessoas era a devota Lucia Silva, 50 anos, que levou à praça os três netos - uma menina de 11 anos de idade, outra de 9 e um de 5 anos. Eles acompanharam pela primeira vez o deslocamento dos comboios, na parte interna do Carro dos Anjos. “Quero ensiná-los desde pequenos a seguirem a nossa religião, a ter fé por Nossa Senhora, respeito e nunca deixarem de ter fé. A gente vai passando para cada geração, primeiro passei para meus filhos e agora aos netos”, contou.  

Início do Traslado dos Carros

 

Para que o cortejo fosse realizado, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) precisaram interditar algumas vias, a começar pelo trecho da avenida Nazaré, em frente à Basílica. O trânsito de veículos no local foi suspenso por menos de 1 hora.  A partir do momento em que os devotos passavam por uma via, o trânsito era liberado.  

Vários moradores do bairro ficaram contentes em ver de perto a procissão. Rosana Coral, 59 anos, reside há 40 anos em um edifício na localizado na travessa 14 de Março. Quando ela ouviu o som das canções religiosas, desceu rapidamente do seu apartamento para tirar fotos do translado. “É uma emoção muito grande, lembrei agora que ia ter essa procissão. Não estávamos muito acostumados com ela, pois ainda não existia. Olhando assim, essa quantidade de gente, já imaginamos como será a Trasladação e o Círio”, comentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!