CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: Catedral Metropolitana de Belém fica lotada para a Missa do Círio neste domingo (9)

Programação oficial começa às 6h com a missa e segue com a Imagem Peregrina indo para o atrelamento à corda

Victor Furtado, Saul Anjos e Thiago Gomes
fonte

Desde as 4h, vários devotos se encontravam na Catedral Metropolitana de Belém para esperar pela Missa do Círio. Em pé ou sentados, a expectativa de muitos fiéis era alta pela retomada da mais expressiva das 13 procissões oficiais da Festividade de Nazaré. Outros se dirigiam para a Sé.

A programação prevê o início da missa para as 6h e término às 7h. Após a celebração, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, a Imagem Peregrina da santa segue para o atrelamento, no complexo do Ver-o-Peso para a saída do Círio de número 230.

image Vários devotos se mobilizam para a missa do Círio em frente à Sé (Thiago Gomes / O Liberal)

Enquanto isso, vários devotos iniciaram o dia, ainda sob o luar, com o pagamento de promessas como seguir de joelhos da Sé até a Basílica Santuário de Nazaré. Essas são promessas muito icônicas e conhecidas, que contam com a empatia e apoio de outros devotos para garantir o cumprimento.

David Santos, 41 anos, e mais nove pessoas da mesma família, que moram no bairro da Marambaia, estão desde as 3h esperando para acompanhar a passagem da Virgem de Nazaré pelo Complexo do Ver-o-Peso. Segundo ele, há mais de 10 anos eles realizam essa tradição de ver a passagem da Santa. "Momento de agradecer", destacou.

image Dona Cândida, aos 85 anos, tem mais de 50 círios vistos na história e se prepara para a edição histórica de número 230 (Thiago Gomes / O Liberal)

E quem também aguardava era a senhor Cândida Cunha, que é cadeirante. Ela chegou cedo em frente à Sé para aguardar a Missa do Círio e celebrou a possibilidade de acompanhar o Círio novamente. Aos 85 anos, conta que acompanha o Círio desde 1954.

As irmãs Marinete Lima da Silva, 71 anos, e Virgínia Lima da Silva, 69 anos, chegaram cedo para acompanhar a passagem da santa. Uma irmã delas, de 73 anos, está internada há cerca de um mês por um problema no fígado. "Viemos pedir proteção por ela (irmã das duas idosas) e por toda nossa família", contou Marinete.

Para garantir a segurança dos romeiros, várias ruas do entorno tiveram trânsito bloqueado por agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!