Dezenas de ciclistas participaram da Ciclo Romaria 2026, na manhã deste sábado (17), em Belém, em uma demonstração de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Com bicicletas decoradas e acompanhados por familiares e grupos de pedal, os devotos percorreram ruas e avenidas da capital paraense ao som de cânticos e buzinas.
Integrante da programação oficial do Círio de Nazaré, a procissão reúne histórias de promessas, agradecimentos por graças alcançadas e homenagens à Padroeira dos Paraenses. Para muitos participantes, o momento também representa a oportunidade de renovar a fé e agradecer pela vida e pela saúde.
É o caso do ciclista Ronaldo Mesquita Franco, militar de 58 anos, que participa da homenagem como forma de expressar gratidão. Praticante do ciclismo há cerca de três anos, ele também atua como guarda de Nossa Senhora de Nazaré e mantém a tradição de participar da romaria.
“Há cerca de três anos, eu comecei a fazer ciclismo. Além disso, sou guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Todos os anos eu venho e agradeço pela saúde, pelo povo paraense e pela graça de estar vivo”, afirmou.

A emoção também marca a participação de Rubenita Rodrigues Monteiro, de 64 anos, que todos os anos presta homenagem à Virgem de Nazaré. Ao lado de outras pessoas, ela mantém o costume de jogar pétalas de rosas durante a passagem da imagem, gesto que representa carinho, devoção e agradecimento.
“Todos os anos nós jogamos as pétalas de rosas para homenageá-la. É um motivo de grande felicidade, pois antes nós fazíamos essa homenagem na Moto Romaria. Ela passa aqui ao lado e nós aproveitamos para agradecer pela vida e pela saúde”, contou.
Neste ano, a homenagem ganhou um significado ainda mais especial para Rubenita, que passou por uma cirurgia e encontrou na fé um apoio durante a recuperação. “Este ano eu passei por uma cirurgia e me apeguei muito a Nossa Senhora, para que ela me desse saúde”, relatou.
Entre bicicletas enfeitadas, pétalas de rosas e manifestações de fé, a Ciclo Romaria transforma as ruas de Belém em um espaço de devoção coletiva. Para os participantes, mais do que acompanhar o percurso, pedalar em homenagem à Virgem de Nazaré é uma maneira de agradecer pelas bênçãos recebidas e renovar a esperança.

