Chamadas via 190 tiveram reforço para estrangeiros no Círio

Atendimentos a turistas ocorreram nas grandes procissões deste fim de semana

Redação integrada de O Liberal

O Centro Integrado de Operações (Ciop) disponibilizou tradutores de inglês e espanhol para os atendimentos de ocorrências no 190 durante a Operação Círio 2019 neste fim de semana, informou a Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Pará (Segup). A iniciativa é resultado de uma parceria com uma escola de idiomas de Belém. A meta é possibilitar o atendimento ágil a estrangeiros que queiram registrar ocorrências na quadra nazarena.

"A escola de idiomas disponibilizou alunos que estarão presentes no Centro Integrado de Operações e no Centro de Controle da Operação Círio. A Secretaria de Segurança Pública já disponibilizou os números 911 e 912, que são telefones internacionais de urgência e emergência à disposição dos turistas que vêm participar das procissões relativas ao círio", detalhou o secretário de operações do Ciop, Rômulo Rodovalho.

Os 18 alunos de línguas recebidos pelo Ciop fizeram plantões, de 6h às 22h, na sexta e no domingo. No sábado, eles ficaram a postos até meia noite. Além do atendimento no 190, os tradutores estiveram no Centro de Comando e Controle para o atendimento presencial.

De acordo com a delegada Danielle Souza, coordenadora do Call Center do Ciop, a ação preventiva se justifica porque a chegada de turistas nessa época cresce cada vez mais. "O projeto é voltado para prestar esse serviço especializado aos turistas que vêm até aqui para prestigiar o Círio e, para que consigamos atendê-los em alguma ocorrência, contamos com o apoio de alguém que traduza o que aquela pessoa está falando", afirmou.

Os alunos plantonistas tiveram uma palestra de treinamento disponibilizado pelo Ciop. Após a conclusão das atividades no Círio, eles receberão certificados com carga horária de participação. Para o aluno Igor Farias, que faz o quarto nível do espanhol, essa é uma experiência enriquecedora. "Tenho boas expectativas com a minha participação no Ciop, tenho certeza que terei bons ganhos com essa experiência, vou poder praticar tudo o que venho aprendendo nesses anos de curso".

 

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!