Catalogação de ex-votos do Círio deve durar uma semana

Milhares de objetos foram deixados por romeiros em carros por graças alcançadas

Dilson Pimentel

Começou, na manhã desta segunda-feira (14), em Belém, a seleção dos ex-votos, trabalho que deve durar uma semana. Durante a Trasladação e o Círio, milhares de pessoas participam e levam elementos que representam graças alcançadas. São objetos em cera que simulam órgãos que foram curados, réplicas de casas pequenas que demostram a benção da aquisição da casa própria, carros e uma infinidade de outros itens representativos.

A partir desta segunda (14) a Pastoral do Turismo faz uma seleção desses objetos. Os itens mais diferentes, e até inusitados, serão catalogados e farão parte do acervo do espaço Memória de Nazaré.

Esse trabalho está sendo feito na Estação dos Carros, no estacionamento da Basílica Santuário de Nazaré, por um grupo de 15 pessoas. Também na Estação dos Carros, ocorre a visita à berlinda. De hoje até sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 18h. Mas, antes, as pessoas têm que passar no Memória de Nazaré, de onde são acompanhadas, por um monitor, até a visita à berlinda.

Integrante da Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré, Thayná Carvalho disse que, no domingo, no dia do Círio, eles receberam bastante ex-votos. "É que tínhamos grupos espalhados aqui na praça (Praça Santuário) e na lateral da Basílica (pela 14 de Março)", disse.

Objetos de fé ficaram á mostra na Basílica (Everaldo Nascimento)

Os carros ficaram expostos em frente à Basílica e, na manhã desta segunda-feira (14), foram levados para a Estação dos Carros. "Vamos selecionar as peças em boas condições, as que não estão estragadas, e aquelas peças peculiares. Em seguida, elas irão para o Memória de Nazaré, onde ficarão expostas o ano todo. Esse trabalho é feito pela Pastoral do Turismo", explicou Thayná.

A seleção levará praticamente uma semana. Thayná disse não ter uma estimativa da quantidade de ex-votos. "Mas são milhares de peças. A predominância são as ceras, casas, barcos e tem muitos livros também", disse. Entre os objetos inusitados, recolhidos até agora, ela citou uma réplica do hospital universitário Bettina Ferro.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!