CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Oitenta mil fiéis vão ser acolhidos até o dia 30 na Casa de Plácido

Romeiros vindos de todos os cantos recebem alimentação, massagem e abrigo. O trabalho é coordenado pela Pastoral da Acolhida

João Paulo Jussara
fonte

Somente neste final de semana do Círio de Nazaré, mais de 15 mil romeiros foram acolhidos pela Casa de Plácido. Os devotos, vindos de todos os cantos do Pará, receberam alimentação, massagem, serviços de saúde e abrigo dos 1,1 mil voluntários da Pastoral da Acolhida. A expectativa é de que, até o dia 30, cerca de 80 mil fiéis sejam atendidos no espaço.

Para garantir o atendimento a todos os romeiros que chegam à Basílica Santuário depois de percorrer longas caminhadas em intenção ou retribuição a graças concedidas por Nossa Senhora de Nazaré, é necessário contar com o apoio da comunidade, que se solidariza por meio da doação de itens de higiene, saúde e alimentação.

Este ano, porém, o estoque de proteínas está muito baixo, como informa a coordenadora da Pastoral da Acolhida, Socorro Almeida. "Hoje nós estamos precisando de carne. Estamos sem carne para fazer o almoço, então contamos com a ajuda das pessoas, pois são muitos romeiros para serem alimentados."

A casa abriu as portas para receber os peregrinos na última quarta-feira, 9, e os trabalhos seguem durante todo o período das procissões nazarenas, desde a primeira - o Transporte dos Carros - até a última - o Recírio, que este ano acontece no dia 28, com saída da Praça Santuário. Durante os atendimentos, os voluntários são divididos entre as equipes de cozinha, acolhimento, liturgia, massagem, limpeza, lava-pés e animação musical.

Uma das voluntárias é a massoterapeuta Silvia Martins, que este ano completa seu oitavo Círio trabalhando na Pastoral da Acolhida. A relação com a Casa de Plácido começou em 2005, quando ela ainda morava em Castanhal. Passando pelo momento mais difícil de sua vida, ela lutava contra uma depressão severa, e já havia perdido a vontade de viver. Foi quando ela se apegou à fé em Nossa Senhora de Nazaré, e fez uma promessa: Caso conseguisse vencer a doença, viria andando de Castanhal a Belém, em agradecimento pela graça alcançada.

image Após longas horas de caminhadas, romeiros recebem massagem de voluntários da Pastoral da Acolhida (Oswaldo Forte - O Liberal)

Depois de passar um ano se tratando e confiando no poder da padroeira dos paraenses, ela conseguiu superar a depressão e, no Círio de 2006, cumpriu sua promessa. Foram mais de 75 quilômetros percorridos a pé até Belém. Ao concluir o trajeto, já esgotada e com muita dor, ela foi acolhida na Casa de Plácido, onde recebeu alimentação e massagem dos voluntários da pastoral. Agradecida pelo gesto solidário, ela prometeu que, ao se mudar para a capital, se juntaria ao grupo para acolher outros romeiros. E assim, desde 2012, Silvia participa do Círio como voluntária. "É uma forma de retribuir o que me foi dado quando precisei", conta.

Na cozinha, onde são preparadas as refeições para os romeiros, a coordenação é feita pela administradora de empresas Silvia Leite. Há 13 anos atuando como voluntária da pastoral, ela troca o recesso no trabalho pela tarefa de servir cerca de três mil refeições diárias aos romeiros na quadra nazarena. "A gente abdica do próprio tempo, da própria vida, para se doar ao próximo. É uma missão", diz. "Trabalhar para Nossa Senhora é gratificante. É cansativo, pesado, mas em compensação, é um alento pra alma."

Mesmo após o Recírio, a Pastoral da Acolhida continuará recebendo doações para outras atividades. Até o dia 30, podem ser doados alimentos não perecíveis, proteínas, frutas, verduras e legumes; produtos de higiene (sabonete líquido e toalhas); produtos de limpeza (detergente e sabão em pó); artigos de primeiros socorros como luva descartável, gaze, seringa, esparadrapo, álcool em gel, etc.

A entrega deve ser feita no Centro Social de Nazaré, na sala da Pastoral da Acolhida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 15h às 21h; e aos sábados das 8h às 19h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!