CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Casa de Plácido, espaço de acolhimento aos romeiros do Círio, não vai abrir este ano

Diante das recomendações sanitárias por conta da covid-19, a Diretoria da Festa orienta que os promesseiros acompanhem a programação nazarena de casa

João Thiago Dias
fonte

A Casa de Plácido, que anualmente acolhe romeiros que chegam a Belém para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, não vai abrir em 2020 por conta dos protocolos sanitários para contenção da covid-19. De acordo com a Diretoria da Festa, a recomendação é que os fiéis acompanhem a programação da quadra nazarena de casa, uma vez que até as romarias oficiais foram suspensas diante da pandemia.

Quem explicou foi o coordenador da Casa de Plácido, Franco Marcial. "Este ano, o Círio será diferente, mas não na fé. Para atendermos as recomendações dos órgãos de segurança devido à pandemia, a Casa de Plácido não abrirá. A recomendação é que acompanhem o Círio pelas redes sociais, TV Nazaré e TV Círio. Que será um Círio de paz, de amor, de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré", comentou.

Apesar das restrições e das orientações, já houve registro de caminhadas para a devoção mariana. Na tarde do último sábado (26), o grupo de romeiros "Irmãos na Fé" deixou o município de Castanhal em caminhada rumo ao Santuário de Nazaré, em Belém, onde chegou no domingo (27). Foi o sexto ano consecutivo do percurso, mas com limitação de 15 participantes.

De acordo com Franco Marcial, mesmo que esses grupos realizem as caminhadas, não será possível prestar a acolhida. "Não haverá acolhimento para esses promesseiros na Casa de Plácido devido a isso [medidas de segurança sanitária por conta da covid-19]. Os órgãos competentes de segurança estão à frente para orientar os romeiros caso isso venha a acontecer", observou.

História

Localizado no Centro Social de Nazaré, ao lado da área onde é montado o Arraial, o espaço de acolhida já tem 10 anos de história com voluntários que prestam solidariedade a fiéis de vários municípios paraenses e até de fora do Estado. O nome é uma homenagem ao paraense Plácido José de Souza, que, em 1.700, encontrou a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré.

"Foi fundada para essa finalidade, aos acolhimentos dos romeiros, em 31 de maio de 2010. Hoje, temos 1.200 voluntários", pontuou Franco Marcial. A estrutura sempre conta com banheiros, refeitório, salão de repouso, ambulatório, salão dos milagres, entre outros. "Atendemos, ano passado, no período de 15 dias, 15 mil pessoas. Entre caravanas e romeiros. Sendo 85 mil refeições, entre café da manhã, almoço, merenda e janta", concluiu o diretor.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!