Basílica Santuário não vai receber fiéis no final de semana; entenda

Devotos devem acompanhar as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré e a programação do Círio pela internet e TV

João Thiago Dias
fonte

A Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, não vai receber devotos nesta sexta-feira (09), no sábado (10) e no domingo (11). No entanto, a programação com missas restritas da programação do Círio será realizada com a presença da imprensa credenciada e com transmissão por meio da TV Nazaré (canal 30), TV Cultura (canal 02), Tv Círio e canal da Basílica Santuário no Youtube.

Em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (08), a assessoria da Basílica reforçou que não vai abrir para o público e recomendou que os devotos acompanhem as homenagens de casa. "Seguindo as recomendações do Ministério Público do Estado do Pará, informamos que a Basílica Santuário de Nazaré estará fechada neste final de semana do Círio. #FIQUEEMCASA e acompanhe toda a programação, ao vivo, pelas nossas plataformas digitais", disse o comunicado. 

Ainda segundo a assessoria, a Basílica vai voltar a receber os fiéis a partir do domingo, às 15h, mas seguindo os protocolos sanitários: limitação de menos de 500 pessoas, sendo que duas pessoas por banco, uma em cada extremidade; exigência do uso de máscara; disponibilização de álcool em gel; aferição de temperatura. No domingo, após reabrir para o público, a programação será com três missas nos seguintes horários: 16h, 18h e 20h. 

De segunda-feira (12) em diante, a programação segue normalmente, com os mesmos cuidados perante a covid-19. De segunda a sábado: terço da alvorada (5h15); missas (5h45, 7h, 9h, 12h e 18h); novena mariana (11h); Adoração ao Santíssimo Sacramento (15h); e terço dos homens (19h30). Nos domingos seguintes ao Círio: missas ao longo dio dia (6h30, 8h, 10h, 12h, 16h, 18h e 20h).

No Facebook, alguns internautas apoiaram a decisão de não receber devotos nos próximos três dias. "Penso que a Igreja está sendo prudente com a saúde pública de todos os fiéis e envolvidos no Círio, porque ele movimenta milhões de pessoas nas ruas, e que ficariam impossível controlar a circulação, inclusive o uso de máscaras (porque já tem muitas pessoas que infelizmente esqueceram o risco de contaminação)", comentou Luciana Lopes.

Na contramão, outros usuários do Facebook ficaram decepcionados com a limitação. "Eu não questiono os cuidados que temos que tomar por um bom tempo. Mas não concordo com o fechamento da igreja nestes 3 dias, pois os fiéis vêm de longe só pra cumprir a sua promessa até o altar", escreveu Thereza Ramos. "Não existe Círio sem procissão!!!", reclamou Michel Benigno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!