Autoridades da política e dos poderes acompanharam a romaria do Círio de Nazaré

Para esses nomes importantes, foram montados espaços especiais

Elisa Vaz

Nomes importantes da política local e nacional, além de membros dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, acompanharam a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém neste domingo (13). Eles tiveram acesso a espaços exclusivos montados pelas gestões estadual e municipal.

A deputada federal Tábata Amaral, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), veio a Belém e viu a imagem pelo palanque montado pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB), na sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), que fica na avenida Nazaré, por onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passou por volta das 11h.

Acompanhando o Círio pela primeira vez, a deputada destacou que os dias de festividade foram de muita alegria. “Participei do Círio fluvial e da Trasladação. Para mim, essa festa é uma combinação da fé, de proporções gigantescas, com a força das pessoas que participam. Saio daqui com muita força, vendo a beleza desse povo, querendo contar para todo mundo e pensando em voltar no ano que vem. Estou muito grata”, ressaltou Amaral.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que estava no mesmo local, se disse honrado por receber a presença de tantas figuras importantes na cidade. Na avaliação dele, o mais importante é a fé e a alegria da capital paraense nesse período. “A nossa região é muito importante, e abriga a maior festa religiosa desse país. Ver tudo acontecendo aqui é muito bacana, e nós sempre ficamos revigorados com essas energias”.

Também acompanhou a passagem do Círio o deputado federal Celso Sabino, que destacou sua felicidade em participar da festa ao lado dos paraenses. Segundo ele, embora estejam em Belém vários nomes da política nacional, ele não acredita que seja o momento de “discutir e fazer alianças”, e sim de refletir. Ele acredita que esse momento é ímpar para as pessoas católicas e deve ser regado por harmonia.

Palanque das autoridades

Outro espaço montado para receber representantes dos três poderes durante o Círio era o Palanque das Autoridades, no estacionamento da Estação das Docas, por onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passou no início da procissão, por volta das 8h. Esteve presente o senador Jader Barbalho, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pai do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, do mesmo partido. O chefe do Executivo estadual não ficou no palanque – acompanhou a procissão nas ruas.

Segundo o senador paraense, é comum acompanhar o Círio em Belém e ele faz isso desde a juventude. “É uma emoção muito grande em todos que participam dessa festa. Eu frequento desde jovem, e quando vi o Helder na procissão foi muito significativo porque lembrei que também tive essa oportunidade quando fui governador”, comentou. Para ele, o Círio é uma mistura de religião, fé, cultura e identidade. “Peço a Deus que abençoe todo o povo paraense, e desejo que o Helder também seja abençoado e faça um grande governo para o povo do Pará”.

Palanque das autoridades, na Estação das Docas (Elisa Vaz / O Liberal)

Também esteve presente no palanque o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, que não quis falar com a imprensa, e outros nomes, além de acompanhantes e familiares.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!