CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ausência de procissões não tira o brilho do Círio, diz coordenador

A maior festa católica do mundo vai ocorrer daqui a um mês

Dilson Pimentel e Tainá Cavalcante
fonte

“O brilho do Círio está dentro de cada devoto”. É o que afirmou, na manhã desta quinta-feira (10), o diretor coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins. Por causa da pandemia do novo coronavírus, este ano não serão realizadas as tradicionais procissões dessa que é considerada a maior festa católica do mundo. Será uma programação restrita e transmitida pelos meios de comunicação. Este será o Círio de número 228, cujo tema é “Ave Maria, cheia de graça”.

LEIA MAIS:
Confira os detalhes sobre a corda do Círio 2020

Corda chega a Belém e emociona romeiros

Em entrevista à redação Integrada, na manhã desta quinta-feira (10), quando a corda do Círio chegou a Belém, Albano Martins falou sobre a expectativa para mais um Círio de Nazaré, que será realizado daqui a um mês. Veja a chegada da Corda:

“Dentro da realidade vigente é a melhor possível. É um ano em que, de maneira inédita, o Círio tem uma presença digital muito forte. A nossa programação a partir da sexta-feira, dia 9, até  o domingo (11),  meio-dia, toda transmitida pela TV Círio, que é o nosso canal do Youtube”, disse.

“Isso é uma novidade que surgiu este ano, a partir daquela percepção de que, naquela época de isolamento mais efetivo, mais rigoroso, o nosso canal de comunicação com os devotos foram as redes sociais. Esse canal foi criado inicialmente com esse objetivo de levar a programação do Círio, mas ele deverá, depois, permanecer como programação regular”, acrescentou.

Edição de 2020 será o Círio das novidades


Ainda segundo Albano, “a nossa ideia é que muitas das novidades que surgiram este ano que permaneçam para 2021”. Mesmo sem as tradicionais procissões pelas ruas de Belém, o diretor disse que o brilho do Círio continuará o mesmo.

“O brilho do Círio está dentro de cada um de nós, dentro de cada devoto, de cada fiel”, disse. “Não é o fato de a imagem peregrina não estar percorrendo as ruas que vai tirar de dentro de nós, tirar do coração do povo do Pará, esse amor, essa devoção à Nossa Senhora”, afirmou.

Círio será tão emocionante quanto anteriores, diz coordenador


Albano Martins afirmou acreditar que realmente é possível viver um Círio tão emocionante quantos os anteriores. “Um Círio de mais introspecção, mais íntimo, em família. Uma oportunidade também de resgatar alguns valores e de buscar reforçar certos laços que a vida corrida que a gente vinha levando antes da pandemia não nos permitia viver”, completou Martins.

"Nossa ideia é que muitas das novidades que surgiram este ano que permaneçam para 2021. O brilho do Círio está dentro de cada um de nós, dentro de cada devoto, de cada fiel. Não é o fato de a imagem peregrina não estar percorrendo as ruas que vai tirar de dentro de nós, tirar do coração do povo do Pará, esse amor, essa devoção à Nossa Senhora”, diz o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins

Tom Vilhena, 46, acompanha o Círio há 20 anos, e sempre na corda. “A gente pretende reunir os amigos, fazer o tradicional café da manhã e, depois, sairmos para a igreja da Sé. Assistirmos a missa, mesmo que do lado de fora, e respeitando o distanciamento. Esse ano, além da indumentária, vamos fazer as máscaras para que respeite o decreto (das autoridades”, contou ele, acompanhada de Vanessa Ferreira, que também faz parte desse grupo de romeiros.

Ele acrescentou: “E, após a missa, pretendemos ir em caminhada até a Basílica de Nazaré. Essa seria a intenção. Mas vamos ter que esperar as autoridades darem seu veredito final para tal situação. A intenção, a priori, é essa. Em meio à pandemia que estamos vivendo no mundo, e mesmo não tendo o tradicional Círio, nós somos agraciados. Tantas pessoas não tiveram nem a oportunidade de se despedir de seus entes queridos. E estamos aqui de pé, graças a Deus e à Nossa Senhora de Nazaré”.

Romeiros celebram o novo Círio


Tom Vilhena disse que o fato de não ter o tradicional Círio não quer dizer que vai diminuir a fé dos romeiros. “A gente fica triste, mas vai tentar fazer da melhor maneira possível. Tentando fazer a caminhada, mesmo sem a tradicional corda, que puxa a berlinda. Há 20 anos participo na corda. Já bate um aperto no peito. Mas a gente tem que entender que é um ano atípico. Mas que, com fé em Deus e em Nossa Senhora, ano que vem estará tudo normalizado e a gente terá o nosso tradicional Círio de Nossa Senhora de Nazaré”.

Vanessa Ferreira, que também faz parte desse grupo de romeiros, disse que o fato de não ter as procissões “é uma coisa que está machucando muito a gente. É uma tradição. Há dez anos eu acompanho. Foi a vida da minha filha que eu consegui a graça. Eu quase perco ela. Dos 10 anos, há cinco eu acompanho com eles. Participo do grupo Amigos da Corda. Está sendo muito difícil. Mas a gente está querendo se organizar, dentro da lei, com máscaras, ir na missa da Sé e se deslocar para a Basílica, pra gente continuar a nossa tradição, mas da diferente”, contou.

“A gente fica triste, mas vai tentar fazer da melhor maneira possível. Tentando fazer a caminhada, mesmo sem a tradicional corda, que puxa a berlinda. Há 20 anos participo na corda. Já bate um aperto no peito. Mas a gente tem que entender que é um ano atípico. Mas que, com fé em Deus e em Nossa Senhora, ano que vem estará tudo normalizado e a gente terá o nosso tradicional Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, diz o romeiro Tom Vilhena

Na noite de quinta-feira (6 de agosto), a Arquidiocese de Belém divulgou o cancelamento das procissões da 228ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado tradicionalmente em outubro.  Só no segundo domingo de outubro, na grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a procissão reúne cerca de dois milhões de pessoas. É um dos maiores simbolismos da fé do povo paraense

Veja a programação do Círio 2020

Dia 9 de outubro (sexta-feira)
- 18 horas: Missa na Basílica Santuário, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
- 19 horas: Apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré 2020
- 19h30: Live musical – Grupo Ama, da Basílica Santuário

Dia 10 de outubro (sábado)
- 9h30: Pregação na Basílica Santuário, pelo padre João Paulo Dantas.
- 11h30: Descida da imagem original.
- 17 horas: missa na capela do colégio Gentil Bittencourt.
- 18 horas: exibição do documentário “Plácido”.
- 18h30: exibição de documentário com grandes momentos da Trasladação.
- 19 horas: live musical com transmissão ao vivo da decoração da berlinda.
- 20h30: queima de fogos (balsa no rio Guamá), às proximidades da Catedral da Sé.
- 20h45: bençãos do cônego Roberto Cavalli.

Dia 11 (domingo)
- 7h: missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira.
- 8h: início da programação televisiva (documentários, entrevistas, grandes momentos do Círio, Círios antigos, testemunhos de fé e conversão, sobrevoo da imagem peregrina sobre hospitais da cidade, etc).
- 10h: Terço Mariano, com Dom Alberto Taveira.
- 10h30: sequência da programação televisiva.
- 11h30: missa de encerramento do Círio 2020, celebrada por Dom Antonio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
- 12h30: encerramento da programação.

Quinzena Mariana (de 12 a 25 de outubro)
- 5h15: Terço da alvorada – Basílica santuário.
- 8h: visitação da imagem peregrina a hospitais na região metropolitana.
- 12h: exposição da imagem peregrina no altar central da Praça Santuário.
- 18h: missas da festividade – Basílica Santuário.
- 21h: encerramento da visitação.

Por onde acompanhar o Círio
TV Nazaré (Canal 30.1)
- Rádio Nazaré (91,3 FM)
- Facebook da Festa do Círio e Facebook da Atquidiocese de Belém
- Youtube da TV NAzaré 
- Parte da programação também será transmitida pela TV Círio, que estará em cadeia com a Rede Nazaré de Comunicação, a emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!