Seis primeiras romarias do Círio já percorreram 102 km

Dieese divulgou balanço esta manhã. Ainda faltam 30 kms para as seis romarias restantes.

Redação Integrada

O Dieese/PA divulgou, na manhã desta terça-feira (15), o balanço parcial das seis primeiras romarias nazarenas do Círio 2019. Com o término da grande procissão, no domingo, as seis primeiras romarias já percorreram 102 quilômetros. Esse percurso foi feito em aproximadamente 24 horas e 40 minutos de procissões. O balanço foi divulgado pelo economista Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese, e por Everson Costa, técnico do Dieese encarregado dessa pesquisa. "Neste domingo, dia 13, com a chegada da berlinda com a Imagem da Virgem de Nazare à Praça Santuário, por volta das 11h40, foi cumprida a sexta das doze romarias Nazarenas do Círio 2019. Até o presente momento, com seis romarias já realizadas, a berlinda com a Imagem da Virgem de Nazaré já percorreu 102,300 km por terra e água em cerca de 24 horas e 40 minutos de romarias. A estimativa inicial do Dieese/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré é que os 132,300 km (total de km previsto para as 12 romarias do Círio 2019) sejam percorridos em aproximadamente 39 horas de romarias", informaram eles.

Primeira e maior das romarias, o Traslado ocorreu na sexta-feira, dia 11, entre a Basílica Santuário e a Igreja Matriz de Ananindeua, percorrendo os 50 km em cerca de 9h15 (o tempo previsto inicialmente era de 10 horas). A segunda foi a romaria rodoviária, também realizada no sábado, dia 12, entre a Igreja Matriz de Ananindeua e o trapiche de Icoaraci, percorrendo os 24 km em cerca de três horas (esse era mesmo o tempo previsto). A terceira foi a Romaria Fluvial, realizada no sábado, dia 12, partindo do trapiche de Icoaraci até a escadinha do Cais do Porto em Belém, percorrendo os 18,500 km em aproximadamente duas horas e cinco minutos (o tempo previsto inicialmente era de duas horas).

A quarta foi a Moto Romaria, realizada no sábado, dia 12, partindo da Praça Pedro Teixeira até o colégio Gentil Bittencourt, percorrendo os 2,500 km em aproximadamente 45 minutos. Esse tempo marca a chegada da Imagem da Virgem ao colégio Gentil, porque, se for considerada a passagem total de todas as motos na romaria, o tempo foi bem maior - este ano, a estimativa foi da participação de cerca de 15 mil motos. O tempo previsto inicialmente para essa romaria foi de uma hora de duração. A quinta romaria foi a Trasladação, realizada no sábado, que partiu do colégio Gentil Bitencourt até a Igreja da Sé, percorrendo os 3,700 km em cinco horas (o mesmo tempo previsto).  A Trasladação começou às 17h40 e chegou à  Igreja da Sé por volta das 22h40 . O sexto evento, o mais importante e tão grandioso como em anos anteriores, foi o Círio de Nazaré, realizado no domingo, dia 13. Essa procissão partiu da Igreja da Sé até a Praça Santuário, percorrendo os 3,600 km em 4 horas e 35 minutos. O Círio começou às 7h05 na Igreja da Sé e foi finalizado, na Praça Santuário, por volta das 11h40.  A previsão inicial era de saída do Círio às 7 horas da Igreja da Sé e chegada às 13 horas na Praça Santuário.

Até agora, com o Círio, já foram realizadas seis das 12 romarias do Círio 2019. A última será o Recírio, no dia 28. Do total de 132,300 km (cento e trinta e dois km e trezentos metros) de percurso das doze romarias do Círio 2019, cerca de 77,00% já foram cumpridos (102,300 km) com as realizações das seis primeiras romarias, faltando, ainda, cerca de 30 km para as seis romarias restantes. Em termos de tempo, de um total estimado pelo Dieese/PA e Diretoria da Festa de 39 horas para a realização das 12 romarias do Círio 2019, somente com as seis primeiras já foram gastos, segundo o Dieese/PA, aproximadamente 63% (24 horas e 40 minutos) do tempo total estimado. Faltam agora, portanto, cerca de 14 horas e 20 minutos de tempo para as romarias restantes.

Ainda segundo o Dieese/PA e Diretoria da Festa de Nazaré, as três próximas etapas das romarias nazarenas do Círio/2019 vão ocorrer, respectivamente, neste sábado (dia 19) e domingo (20). No sábado (19), haverá, pela manhã, a Ciclo Romaria, que vai percorrer 14 km em aproximadamente duas horas, com saída prevista da Praça Santuário às 8 horas e chegada, também na Praça Santuário, às 10. No sábado, à tarde, haverá a grande Romaria da Juventude que, segundo estimativas do Dieese/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré, deverá percorrer os 3,500 km em aproximadamente três horas de procissão, com saída prevista da Igreja Matriz de Santo Antônio de Lisboa (avenida Fernando Guilhon), às 16 horas, com previsão de chegada à Praça Santuário às 19 horas. No domingo (19), vai ser realizada a já tradicional Romaria das Crianças que, conforme ainda o Dieese/PA e a Diretoria da Festa de Nazaré, deverá percorrer 2,900 km em aproximadamente duas horas de procissão. A Romaria das Crianças tem a previsão de saída da Praça Santuário às 8 horas, logo após a Santa Missa, com chegada também à Praça Santuário às 10 horas. "Infelizmente, e apesar da grande campanha feita pela Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa com o apoio da imprensa, ainda tivemos novamente esse ano o corte antecipado da Corda. O trabalho deve continuar para que este fato não mais aconteça", ainda segundo Roberto Sena e Everson Costa.

 

 

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!