Arraial faz parte da memória dos paraenses

Área de lazer no período do Círio propicia o encontro entre famílias da cidade

Alinne Morais, especial para O Liberal

O Arraial de Nazaré já é tradição, em outubro, em. Localizado no estacionamento da Basílica Santuário, na praça Justo Chermont, o espaço abriga, em um só lugar, parque de diversões e venda de produtos. Neste ano, funcionará até o dia 24 de novembro. O horário é das 16h às 22h, de segunda a quinta, e de 16h às 22h30 às sextas, sábados, domingos e feriados. Durante a quadra nazarena, fica aberto até às 23h.

Uma das atrações mais emblemáticas do arraial é o Ita Center Park. Neste ano, o parque de diversões conta com 22 atrações. Nove para o público infantil e 13 para o adulto. A grande novidade é uma nova roda gigante. Com quase 30 metros de altura, o brinquedo é uma das maiores rodas itinerantes do Brasil e promete proporcionar a mais bela vista do Círio de Nazaré.

Outra novidade é o “Disko”. Nele as pessoas são levadas a girar e balançar no movimento em “U”, como se estivessem em uma grande rampa de skate. Há ainda espaço para brinquedos como “Evolution”, “Booster”, “King Loop”, “Tapete Mágico”, “Montanha Russa”, e outros. “São atrações para todas as idades”, destaca Geraldo Costa, gerente regional do Ita Center Park.

Além dos brinquedos, o arraial também conta com espaço destinado para a venda de produtos diversos. Entre os itens comercializados estão artigos religiosos, bijuterias, comidas típicas e os tradicionais brinquedos de miriti.

GERAÇÕES

Segundo pesquisadores e historiadores, o Arraial de Nazaré é uma tradição mais antiga que o próprio Círio. No início era realizado em frente à Basílica, onde hoje está situada a Praça Santuário de Nazaré, antes chamada de Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN). No entanto, com o passar do tempo, mudou de lugar e se aprimorou.

Maria Ferraz, 85, lembra que no início tudo era mais simples. Ela destaca que haviam apenas algumas barracas de comida e poucos brinquedos, como roda gigante e cavalinho. A aposentada conta ainda que existiam diversos coretos espalhados pelo local. Nesses espaços, bandas de fanfarra tocavam enquanto o público passeava.

Com alegria, Maria recorda que aproveitava o arraial para celebrar com amigos e família. “Era um grande evento. Todos os anos a gente preparava roupa, sapato, tudo novo, só para ir ao arraial. A gente se reunia com os colegas, com os familiares que vinham do interior, e ia todo mundo passear, se divertir, ver gente nova. Era o nosso grande momento”, recorda.

Julyane Ferraz, 20, neta da aposentada, herdou a tradição da avó. Ela começou a ir ao arraial na infância, e até hoje, cultiva o hábito. Para a estudante, o mais legal do espaço continua sendo a oportunidade de confraternizar. “Isso é uma coisa que vem da geração da minha avó e segue até hoje. Todos os anos chamo meus amigos, minha família, e vamos todos nos divertir. O arraial proporciona essa união, essa diversão ao lado de pessoas queridas”, afirma.

SERVIÇO

Arraial de Nazaré - Ita Center Park
Data: Até 24 de novembro
Horário: das 16h às 22h, de segunda a quinta, e de 16h às 22h30, às sextas, sábados, domingos e feriados. Durante toda a quadra nazarena funciona até às 23h.
Ingresso dos brinquedos a preço promocional de meia entrada (R$10) por tempo indeterminado. Ou cartela com três ingressos para qualquer brinquedo (exceto a roda gigante), por R$ 25.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!