Aeroporto de Belém recebe turistas ao som de carimbó

A expectativa é que 140 mil passageiros embarquem e desembarquem no período do Círio

Dilson Pimentel

Um grupo de carimbó recepcionou os passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belém, que, na manhã desta terça-feira (8), abriu a programação receptiva aos turistas do Círio 2019. Ainda para dar as boas-vindas e criar um cenário festivo, os visitantes vão ser recebidos com uma chuva de bênçãos, ainda dentro das aeronaves - uma homenagem que será conduzida pelos bombeiros militares que atuam no aeroporto.

Após o desembarque, a recepção será conduzida ao ritmo de carimbó e apresentações de bandas militares. Haverá, ainda, distribuição de fitas do Círio, cheiro do Pará e castanhas do Brasil, além da exposição cultural Coletivo de Maria. As celebrações no terminal prosseguem até o dia 17.

Missa realizada no saguão do aeroporto (Igor Mota / O Liberal)

"O Círio de Nazaré, a maior procissão católica do mundo, se tornou um evento expressivo no calendário, não só dos paraenses, mas também de turistas brasileiros e estrangeiros. O nosso aeroporto, é responsável por 62% do fluxo de visitantes que chegam à Belém para participar do Círio, por isso, tradicionalmente, preparamos um receptivo especial para receber bem nossos passageiros", disse o superintendente do terminal, Fábio Rodrigues. "É uma honra poder proporcionar esse momento de fé e alegria, buscando sempre valorizar e incentivar as tradições culturais, o turismo e a economia da nossa região", acrescentou.

O evento contou com a presença do presidente da Infraero, tenente-brigadeiro Paes de Barros. Ele assumiu o cargo em julho deste ano. "Nós teremos aí nessa época relativa ao Círio um aumento de cerca de 20% de turistas. Pelo menos mais 25 aeronaves por dia. Além de ser uma cerimônia religiosa muito forte da nossa região, ela efetivamente vai trazer uma quantidade de turistas bastante grande, como também implementar cada vez a mais cadeia de turismo da região", disse. Paes de Barros aproveitou a viagem para fazer uma inspeção de rotina e conversar um pouco com os empregados.

A Infraero realizou o tradicional batismo de aeronaves com jatos d’água dos caminhões de combate a incêndio da equipe de bombeiros do aeroporto. A abertura oficial do evento contou com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao aeroporto e a celebração de uma missa. Empregados, passageiros e usuários do aeroporto participaram de uma procissão com a imagem peregrina em visita aos lojistas e à administração da Infraero.

Batismo das aeronaves (Igor Mota / O Liberal)

Abraço paraense

Secretária de Estado de Turismo (Setur), André Dias disse que a marca registrada do paraense é a receptividade e o acolhimento. "E, aqui, estamos recebendo o turista em parceria com a Infraero e com a Belemtur (Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém), para que ele chegue em Belém e já sinta um clima diferente, um clima de festa, de celebração, de fé", afirmou. Ele também disse que cerca de 83 mil turistas são esperados no Círio este ano, o que representa uma injeção na economia paraense de R$ 130 milhões.

A expectativa da Infraero para esta edição do Círio é de que mais de 140 mil passageiros embarquem e desembarquem no terminal paraense no período de 7 a 19 de outubro. O número é 4% maior em comparação com o mesmo evento de 2018, que contabilizou 134,6 mil operações. Para atender a grande movimentação, 45 voos extras já estão confirmados, além do aumento no quadro efetivo para garantir a fluidez e o bom funcionamento do terminal.

As ações em Val-de-Cans são fruto de parceria entre Infraero, Arquidiocese de Belém, Setur e Belemtur.

Para atender a todos os usuários do terminal e garantir a segurança e o bem-estar dos viajantes, a Infraero adota uma série de medidas adicionais em períodos de grandes movimentações como o Círio 2019. Entre elas estão o reforço do quadro de limpeza, intensificação do monitoramento de equipamentos como esteiras e ar condicionado, bem como das equipes de segurança, operações e manutenção. Na oportunidade, o Aeroporto de Belém ainda conta com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), do 27º Batalhão da Polícia Militar de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além do serviço de vigilância terceirizado que atua no local.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!