SEX · 02 OUT 2026Assine

CÍRIO 2024

Museu de Arte Sacra de São Paulo ganha réplica da Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré

Réplica doada pela Diretoria da Festa de Nazaré traz, em seu manto, a Basílica Santuário e a Catedral Metropolitana de Belém

Juliana Maia

30 de outubro de 2024 às 20:51

Manto que adorna a réplica foi criado e confeccionado pelo bordador Antônio José de Souza

Manto que adorna a réplica foi criado e confeccionado pelo bordador Antônio José de Souza ( Foto: Foto/Rosana Pinto/DFN )

O Museu de Arte Sacra de São Paulo ganhou uma réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Doada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a réplica chegou ao local nesta quarta-feira (30/10) adornada por um manto decorado com a imagem dos dois templos que delimitam o início e o fim da procissão do Círio: a Basílica Santuário e a Catedral Metropolitana de Belém.

VEJA MAIS

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue para Belo Horizonte no dia 30 O diretor coordenador do Círio, Antônio Salame, anunciou a informação pelas redes sociais

Círio 2024: fiéis lotam a Basílica Santuário para a subida da Imagem Original ao Glória A Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré retorna ao Glória do altar-mor da Basílica Santuário após o fim da festividade nazarena

Devotos falam da felicidade de criar pequenos altares para padroeira dos paraenses 'Para mim, é estar perto de Nossa Senhora, e não tem coisa melhor no mundo', diz devota da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro de Nazaré

Confeccionada pela artesã Telma Grisólia, a réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi assentada sobre um pedestal em madeira nobre, o cedro, talhado em estilo barroco, com coroas em metal dourado. Já o manto, que recebeu o nome "Senhora de Nazaré, Mãe da Igreja e da Amazônia", foi produzido pelo bordador Antônio José de Souza e estampa os dois mais importantes santuários católicos de Belém do Pará.

Do lado direito, está a Catedral Metropolitana de Belém, de onde sai a procissão religiosa no segundo domingo de outubro. Já do outro lado, está a Basílica Santuário de Nazaré, onde está o Glória, altar que guarda a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada em 1700 pelo caboclo Plácido. Veja:

Réplica chegou ao espaço nesta quarta (30)
Réplica chegou ao espaço nesta quarta-feira (30) (Foto: Rosana Pinto / DFN)

A imagem também carrega um broche de prata banhado a ouro, uma réplica utilizada pela Peregrina no Círio de 2015. O acessório é uma homenagem e representa a face em relevo do 8º arcebispo metropolitano de Belém, Dom Vicente Zico, que era devoto de Nossa Senhora de Nazaré. Na parte superior central, a peça é completada por espaçadores ondulados com texturas lisa e fosca e na parte de trás, presa com tarraxas que completam o fechamento da indumentária.