CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém Cidade Gastronômica: episódio traz receita de rolinho de Mapará e dicas de gastronomia

O prato foi preparado pelo Chef Raul Moreira e surpreende com um sabor de dar água na boca

Paloma Lobato
fonte

A gastronomia paraense possui sabores ricos e singulares que surpreendem e conquistam qualquer visitante. Com características fortes e muito expressivas, a culinária de Belém se destaca em todo o país e rendeu à capital o título de cidade criativa da gastronomia pela Unesco. O "Belém Cidade Gastronômica", um projeto do Grupo Liberal, com o apoio da Unama e Prefeitura de Belém, evidencia a importância da culinária da cidade e traz dicas para te ajudar a preparar as melhores e mais saborosas receitas servidas na terrinha.

Neste episódio, apresentado pelo fotógrafo e influencer de viagens e gastronomia, Prix Chemical, você vai conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades da culinária paraense, além de aprender uma receita deliciosa: rolinho de mapará com creme de tucupi e farofa de banana.

Para começar essa jornada, Prix foi até o Mercado Ver-o-Peso, que é um verdadeiro celeiro de cores e sabores da nossa gastronomia, em busca dos melhores ingredientes para o preparo do prato. E quem vai ajudá-lo nessa missão é a economista, gastróloga, professora de gastronomia da Unama e idealizadora da receita, Giselle Arouck.

image Giselle Arouck, professora de gastronomia da Unama, e o apresentador Prix escolheram o Ver-o-Peso para garantir os ingredientes da receita (André Oliveira/O Liberal)

O primeiro passo foi escolher o mapará, que apesar de ser um peixe muito conhecido na região, a compra precisa de alguns cuidados. A professora deu dicas para ajudar a selecionar o melhor peixe para a receita. "A primeira dica que eu dou para que esse pescado seja bem adquirido, se for comprado no Mercado do Ver-o-Peso, que venha cedo. Não dá para comprar peixe, aqui, às 10h da manhã. Cedo tem o peixe mais fresquinho", ressalta Giselle.

Além do peixe, um ingrediente que não pode faltar na receita é o famoso tucupi. Ao longo da conversa, a professora ressaltou a importância de comprar o produto com boa procedência. "O tucupi é um insumo muito importante na nossa gastronomia. Ele tem origem indígena. É retirado da mandioca. O caldo precisa ser cozido. Ele é muito interessante e muito importante para a nossa gastronomia", destaca a professora.

A farinha de mandioca também é uma das personagens principais na receita do rolinho de mapará. A mistura do ingrediente com a banana faz toda a diferença no sabor do prato. E para dar um gosto ainda mais especial à receita, a professora deu uma dica infalível. "A banana tem que estar muito madura, porque ela precisa de muita doçura", finaliza Giselle.

É hora do preparo

Como em qualquer receita, o amor pela cozinha, o cuidado e a dedicação devem ser prioridades na hora de preparar o rolinho de mapará. E quem vai ajudar na elaboração do prato é o chef de cozinha Raul Moreira. O profissional é formado em gastronomia pela Unama e pós-graduado em gastronomia autoral pela PUC do Rio Grande do Sul.

O chef compartilhou um pouco de sua história com a gastronomia e como o amor pela cozinha surgiu em sua vida. "Eu sempre fui de cozinhar em casa. Só que, de repente, eu participei do programa da Ana Maria Braga, o "Jogo de Panelas". Então, eu costumo dizer que saí da cozinha de casa para a cozinha do mundo. Ela me jogou no mundo", explica Raul.

Sobre a receita, o chef iniciou o preparo do peixe usando limão e temperos para dar mais sabor ao mapará. Enquanto o pescado absorve melhor o tempero, Raul inicia o preparo da farofa de banana. Ao longo de toda a preparação do prato, o chef ressaltou a importância dos temperos para deixar a receita ainda mais deliciosa.

E como toque especial no rolinho, o chef preparou um molho de tucupi diferenciado. A farinha de mandioca também é utilizada no molho, o que garante ainda mais originalidade ao prato.

Graduação

A qualificação é primordial para ter destaque no mercado de trabalho, e isso vale para todas as profissões. O chef Raul Moreira destaca a importância de se profissionalizar e ter um curso superior para quem sonha em trabalhar na área da gastronomia.

"O curso universitário vai te ensinar técnicas, vai te ensinar como manipular os alimentos. A sua experiência, na prática, é essencial para a sua formação. A formação acadêmica é essencial para você ser um bom profissional. A faculdade te dá esse universo de aprendizado, de técnicas. Com isso, você pode ir para o mundo preparado", destaca o chef.

image Além de deliciosa, a receita de rolinho de mapará é uma ótima opção para quem ama pescados e sabores tipicamente regionais (André Oliveira/O Liberal)

A graduação foi um divisor de águas para o profissional, que além de atuar como chef, ministra aulas em escolas públicas para crianças e adolescentes carentes, e suas mães. Para ele, o segredo para ser um bom profissional é investir nos estudos.

"Se você não tiver estudo, você não vai conseguir ter as técnicas, não vai mostrar aquele produto para o mercado e para as pessoas. Quando as pessoas entendem que você tem aquele conhecimento, elas começam a te curtir mais. Isso vai dar a sua credibilidade no mercado. Então, o estudo é essencial para você passar uma certa confiança para o seu público e a credibilidade para ter um feedback positivo", complementa.

Gostou das dicas de preparo do rolinho de mapará? Quer se aprofundar e entender ainda mais sobre a gastronomia paraense? Assista o episódio completo do "Belém Cidade Gastronômica" e fique por dentro do que há de melhor na culinária tão rica e saborosa que só a capital paraense tem.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém Cidade Gastronômica
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!