Festival Chocolat Xingu gera mais de R$ 3 milhões em negócios em Altamira

O evento contou com a participação de mais de 40 mil pessoas

Paloma Lobato
fonte

O Chocolat Xingu 2022, o primeiro Festival Internacional do Chocolate e do Cacau, foi um verdadeiro sucesso e comprovou a força da maior região produtora de cacau do Brasil. O evento, realizado em Altamira, no sudoeste do Pará, contou com a participação de mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de programação. O evento, que ocorreu do dia 30 de junho a 3 de julho, é uma ação da Prefeitura de Altamira com o Governo do Estado. O município é considerado o polo central da região cacaueira do país. 

Ao longo dos quatro dias de evento, a programação contou com palestras ministradas por especialistas, exposição e venda de chocolates, cursos de capacitação, workshops e debates sobre o setor. Além disso, o festival contou com a participação de grandes nomes da confeitaria nacional e internacional, assim como chefs de cozinha, fabricantes e chocolatiers. E quem também aproveitou a programação foi a garotada, com a Cozinha Kids, um espaço dedicado aos pequeninos.

image A Cozinha Kids fez a alegria e diversão da garotada que esteve presente no evento (Reprodução/Prefeitura de Altamira)

O festival trouxe grandes benefícios para o município para diversos setores, como o turismo, e gerou mais de R$ 3 milhões de reais em negócios para a região do Xingu. 

"A gente teve uma ocupação excelente nos nossos hotéis, bares, restaurantes, os locais turísticos da região, o transporte. Ou seja, todos ganharam com esse evento que se comunica com o turismo e a cultura. A gente consegue colocar Altamira na rota internacional do cacau e chocolate, junto com os municípios da Transamazônica. Isso é positivo, porque mostra a qualidade da nossa amêndoa e a força do trabalho do nosso povo", ressalta o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.

image O festival mostrou a força do município como um dos maiores produtores de cacau do Brasil (Reprodução/Prefeitura de Altamira)
Destaque na produção de cacau

O Pará é lider na produção de cacau no Brasil com safras anuais com mais de 160 mil toneladas. E a tendência é de crescimento do setor, principalmente entre os pequenos produtores do heptágono do cacau, que é composto por sete municípios da região transamazônica: Altamira, Uruará, Anapu, Brasil Novo, Placas, Medicilândia e Vitória do Xingu, sendo Altamira o polo regional do cacau.

O estado é integrante da elite de cacau fino de aroma, o que significa que as amêndoas produzidas na região são apropriadas para a produção de chocolate gourmet, que é um produto diferenciado e possui grande valor no mercado nacional e internacional. 

Esse resultado é fruto do trabalho de cerca de mais de 22 mil cacaueiros locais, que formam essa cadeia produtiva, colocando o Pará entre os maiores produtores de cacau e chocolate do mundo. 

 

Com informações de Wilson Soares, do portal A Voz do Xingu*

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Chocolat Festival
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!