CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Castramóvel': Ananindeua lança trailer para castração gratuita de cães e gatos

Durante a primeira etapa, o serviço foi montado na escola CMREI Girassol, no bairro de Águas Brancas, sendo voltado apenas para moradores desta localidade

João Thiago Dias
fonte

O "Castramóvel", unidade móvel para castração gratuita de cães e gatos, foi lançado, no último fim de semana, pela Prefeitura de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Trata-se de um trailer equipado com um centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro. Durante essa primeira etapa, o serviço foi montado na escola CMREI Girassol, no bairro de Águas Brancas, sendo voltado apenas para moradores desta localidade.

Devido à pandemia, foi necessário estabelecer um limite de atendimentos diários. Na sexta-feira (30) e no sábado (01), foram disponibilizadas vagas para 30 gatos por dia. No domingo (02), foram vagas para 20 cães. Já nesta segunda-feira (03), serão mais 20 cães que já foram cadastrados no fim de semana. O atendimento será a partir das 8h, com término previsto para 17h. Será necessária a seguinte documentação do tutor: RG, CPF e comprovante de residência.

Critérios e cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) destacou os critérios fundamentais para a castração: os animais devem ter mais de seis meses de idade; estar em jejum alimentar de 12 horas; e jejum de água de, no mínimo, seis horas.

Devem ser levados com guia e coleira e, no caso de fêmeas, o tutor deve informar a possibilidade de gestação. Deve ser relatado, ainda, qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia. O responsável deverá permanecer no local aguardando o animal se recuperar para levá-lo para casa.

Anestesia e cirurgia

Em relação às orientações sobre anestesia e cirurgia, a Prefeitura de Ananindeua também fez um alerta. "Após o retorno da anestesia, o animal pode ficar confuso e não reconhecer o seu dono, sendo necessário cuidado para evitar mordidas involuntárias. Deve ser evitado manipulações desnecessárias e deixá-lo sem supervisão até que seu comportamento esteja normal. Durante a recuperação da anestésica, o animal pode também apresentar andar descoordenado".

Outro cuidado que deve ser adotado diz respeito ao local onde o animal mora, pois ele não deve correr o risco de cair. Segundo a prefeitura, é recomendado mantê-lo aquecido, podendo ser utilizado um cobertor ou manta para que o aquecimento seja mantido no transporte.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!