CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Casamento ainda é sonho romântico de por várias gerações

A cerimônia de casamento é um sonho acalentado por muitos casais, que têm aliado tradição à criatividade, em busca de festas cheias de personalidade

Bianca Leão

Imagine uma festa de casamento. Provavelmente você pensou em uma noiva vestida de branco, em um ambiente decorado com flores, na presença de familiares e de um líder religioso que conduz as preces para uma união feliz. O que poucas vezes nos damos conta é que essa descrição pode ser tanto de matrimônios contemporâneos, quanto os da Roma Antiga, há mais de 500 anos a.C. É verdade que os rituais variam de uma cultura para outra e que várias mudanças sociais ocorreram da Antiguidade para os dias de hoje, mas, longe de sair de moda, o casamento continua a ser um divisor de águas na vida de diversas pessoas e, para muitas delas, é um sonho acalentado desde a infância.

No Brasil, embora as estatísticas mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontem para uma ligeira redução no número de casamentos, é perceptível que o sonho da celebração desse ritual milenar ainda permanece bem vivo no coração de muitos casais apaixonados, seja por meio das bodas clássicas, seja por meio de festejos modernosos.

E foi a vivacidade desse sonho que conduziu a arquiteta e urbanista Nathalia Chady Meira Diniz, 31, e o auditor fiscal Ilyich Dantas Diniz, 30, ao altar no dia 9 de fevereiro deste ano. “Meus pais e meus avós sempre mostraram para mim e para o meu irmão a importância da base familiar. Meus avós completaram 60 anos de casados, com muita cumplicidade, amor e respeito. E é isso que queremos levar para sempre na nossa vida conjugal”, conta Nathalia. Ilyich Diniz também enfatizou a beleza do grande dia. “Ter a minha família toda reunida nesse dia tão especial foi incrível. Eles moram em Natal e ver eles todos aqui celebrando o nosso matrimônio, foi muito especial para mim e para todos eles!”

image Nathalia e Ilyich Diniz (Carol Marques)

Uma festa pensada nos mínimos detalhes


A preparação do evento envolveu tanto os pais da noiva, Cesar Augusto e Sandra, quanto do noivo, Volney e Sandra, desde o noivado do casal, em outubro de 2017, até a data do casamento. Surpreendentemente, o pai da noiva foi o que mais esteve presente nos preparativos, de acordo com ela. “Ele quem me ajudou na organização das planilhas dos convidados até a organização com os fornecedores. Curtiu todos os momentos para que tudo saísse do jeito que sempre sonhamos. E realmente foi tudo perfeito! O dia mais feliz das nossas vidas!”, garante.
O decor – tanto da cerimônia como da recepção – ficou por conta da arquiteta de eventos Fátima Petrola. Na cerimônia, um dos diferenciais da decoração foi o caminho de velas na nave principal da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no qual cilindros de vidro em diferentes alturas formaram o corredor de velas por onde passou o cortejo. 
Na recepção, o clima de romantismo foi inspirado nos jardins da região de Toscana, na Itália. Uma estante de 3,5 metros de altura, vazada, com diversos adornos e vasos com plantas, foi colocada para separar o ambiente do buffet. A área da mesa dos doces e do bolo tinha uma estrutura aérea revestida de flores desidratadas em tons de rosa e folhagens de quatro metros de largura. “O bolo foi uma obra de arte, medindo quase 1,10m de altura! Clássico e romântico, todo branco. Entre cada andar, havia flores e folhagens feitas delicadamente em açúcar. Foi o bolo dos sonhos!”, relembra Nathalia. Para ela, o espaço da área dos doces, que contou com um grande painel com diversos tipos de folhagens, foi uma das áreas mais bonitas da festa, além das duas árvores com seus pergolados de madeira e bouganvilles instadas no meio do salão.

Uma festa plena de emoções - Para além de tantos detalhes da decoração, pensados com tanto carinho pelos noivos e familiares, Sandra, mãe da noiva, destaca a memória da troca de olhares entre os noivos. “A lembrança mais especial foi ver a felicidade nos olhos da minha filha e do meu genro no momento da celebração do matrimônio, tornando o sonho deles realidade, abençoados por Nossa Senhora de Nazaré”, declara.

Nathalia conta que o local escolhido para a cerimônia, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, tem um significado forte tanto para a família dela, que é devota da Santa, quanto para o relacionamento do casal. “Nossa Senhora sempre esteve presente nas nossas vidas. Então, a cerimônia foi o momento mais incrível deste dia. Não teve um convidado que não tenha se emocionado com os nossos votos. A marcha nupcial, que marcou a minha entrada com meu pai, foi indescritível! Principalmente na hora que foi aberta a porta principal da Basílica. Nunca iremos esquecer a sensação que tivemos na hora. Meu irmão levando as alianças foi um momento super emocionante para toda a minha família também”, rememora. 

Sobre a festa, ela destaca a dança dos noivos, ao som de “La vie en rose”. “É uma música que amamos e que nos lembra tanto Paris, cidade que amamos”, diz. Outro momento especial, de acordo com ela, foi a passagem do “Cine on time”, o filme com os melhores momentos do pré-wedding, da cerimônia e do começo da festa.

Conforme Nathalia, o dia da festa de casamento é um momento muito especial, no qual a conexão entre os noivos precisa ser forte para que eles esqueçam o nervosismo e aproveitem cada minuto. “Então, noivinhas, aproveitem todos os momentos desde os preparativos até o dia da cerimônia, pois vocês passam mais de um ano programando apenas um dia mágico na vida de vocês e que passa tão rápido! Aproveitem principalmente com a sua família, que está tão feliz quanto os noivos. E se algo não sair conforme você programou no dia da festa, relaxe”, aconselha.


Criatividade & descontração


Menos tradicional, porém, não menos elegante, foi o casamento dos médicos Caroline Brandão, 32, e José Alberto Almeida, 31. Foram quatro dias de festejo na capital paraense e na Ilha de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém.

Caroline é filha dos paraenses Gonçalo e Ana Maria, mas mora no Rio de Janeiro desde 2011. Já o seu marido é carioca e os pais dele, Josemery e José Alberto Almeida, moram no Rio de Janeiro e no Paraná, respectivamente. O desafio dos noivos era reunir pessoas de diferentes lugares do Brasil – e até de outros países - para a celebração da união do casal. “Muitos de nossos familiares nunca tinham se visto nem se conheciam. Não tivemos noivado, eu não tive chá de panela e as organizações do casamento foram todas ‘virtuais’, então, na semana do casamento, ao invés de apenas a festa, resolvi fazer quase uma semana inteira”, conta Caroline.

As comemorações começaram com uma pequena celebração na igreja da capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, para 30 pessoas, em 14 de junho de 2017. No dia seguinte, houve um “Chá Barco” na orla do Rio Guamá, ao pôr-do-sol, e, no dia 17 de junho, uma festa na praia na Ilha de Mosqueiro. “Como fizemos mais de um dia de festa, as lembranças mais significativas são de vários dias de alegria, muita festa, pessoas de vários cantos do país reunidas juntas festejando nossa união. Foi realmente muito legal”, relembra.

image Caroline e José Alberto Almeida (Ubirajara Bacelar)

A criatividade também ficou por conta de vários detalhes, como o charmoso fusca azul que conduziu a noiva, inspirada em Helena Bordon, que saiu da cerimônia religiosa em um Cadillac vermelho. Para a festa em Mosqueiro, a grande vontade dos noivos era ter uma celebração descontraída com muita dança a noite toda. “A minha grande inspiração foi uma festa que tinha no Rio de Janeiro que se chamava ‘Bailinho’. No meio da noite, sombrinhas eram distribuídas às pessoas da pista de dança e, por isso, coloquei sombrinhas no teto da festa”, diz. Para estimular os convidados a dançarem, o espaço contou com mesas somente para os familiares; para os demais convidados, puffs e sofás foram distribuídos pelo salão.

Nas memórias de Caroline, uma lembrança marcante foi a da grande chuva que caiu no dia da festa. “Eu já sabia que poderíamos tê-la, mas não esperava. Os convidados de fora que não estão acostumados com a chuva do Pará ficaram doidos achando que a chuva não pararia. Já eram 15 horas… mas, às 17h tivemos um pôr-do-sol maravilhoso”, revela. Apesar do susto, Caroline garante que faria tudo de novo e adianta aos presentes na ocasião: “Já estou pensando numa festa de três anos”.

Para quem está planejando um casório, ela aconselha que os noivos não abram mão de expressar as suas personalidades no momento da celebração. “Seja rústico ou tradicional, faça as coisas para se sentir bem, feliz e com as melhores lembranças da sua vida. Não adianta querer satisfazer os sonhos da sua mãe, avó, sogra... Esse é o seu dia”, ressalta.

Contando os dias


E quando faltam apenas alguns dias para a tão esperada festa, como acalmar o coração? Com muay thai! Pelo menos essa é a receita que está dando certo para a advogada Lygia Maués Teixeira, 22, que celebrará a união com o também advogado Lucas Gomes Bombonato, 29, no próximo dia 18 [nota da editora: esta entrevista foi concedida alguns dias antes do fechamento desta edição. Isso significa que, como a revista começa a circular no fim da tarde de sábado, nosso casal já terá dito sim. Felicidades a eles!]. A energia do estresse e da ansiedade, comuns para muitos noivos nos dias que antecedem os festejos, tem sido transformada pela jovem em atividades físicas. Outro segredo da noiva foi fazer recentemente uma viagem para São Paulo na companhia do noivo para adquirir alguns itens para a festa e relaxar.

image Lygia Teixeira e Lucas Bombonato (Suelen Geber Brabo)

Lygia e Lucas se conheceram quando ela tinha 19 anos e ele 26. Apesar de jovens, a mãe dela, a administradora Natália Maués Teixeira, 48, garante que sentiu que o relacionamento “daria em algo mais” desde o início. “Não me enganei. Dois anos depois veio a notícia: vamos casar! E de lá para cá, já se passaram 365 dias de muitos, mas muitos preparativos para realizar o grande sonho da minha menina, hoje uma grande mulher”, diz.

A mãe da noiva relembra que o sonho de um casamento de princesa de sua filha começou brincando com as suas Barbies e Kens. “Todas as vezes que ia a um casamento ou era dama de honra na igreja, já chegava em casa procurando as bonecas para fazer um casamento. Eu achava aquilo lindo e alimentei esse sonho por toda a vida dela” alega. Segundo ela, a filha também gostava de festejar seus aniversários. “A Lygia era muito pequena e já queria que a roupa do aniversário dela estivesse de acordo com o tema da festa, sempre foi assim. Como não iria querer o casamento dos sonhos? Impossível!”, alega.

Apesar de todo o engajamento do casal para a realização da festa conforme os próprios sonhos, eles se dizem muito gratos à ajuda dos pais de Lygia – Natália e Wilson – e de Lucas – Fabrício e Silvia. “A minha mãe foi incansável em todos os momentos dessa jornada casamento, emocionou-se conosco em vários momentos e eu sabia que seria assim. Ela viveu tudo isso com o meu pai e, claro, faria tudo para ver a sua primeira filha casar assim como uma princesa, como ela se casou”, relatou Lygia. A jovem enfatizou igualmente o apoio de seu pai, que se esforça para realizar os sonhos dela e dos irmãos desde que eram pequenos; e dos sogros, a quem se refere como segunda família. “Lucas é filho único e eu me sinto filha deles também. São pais maravilhosos, não medem esforços por nós e são presentes em tudo desde o início!”, afirmou.

Embora reconheçam o trabalho que a organização de uma festa de casamento dá, a família dos noivos garante que a busca da realização do sonho vale a pena. “A vida não tem sentido sem sonhar. Fazer acontecer os sonhos em nossas vidas não é como apontar uma varinha mágica e pedir que ele se torne realidade, mas é correr atrás dele sem atropelar as etapas a serem conquistadas”, enfatiza a mãe da noiva

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!