CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Carreata vai defender que aulas das escolas particulares do Pará devem voltar dia 3 de agosto

A manifestação sairá nesta quarta (29), às 9h, da Escadinha do Cais do Porto, em direção à Alepa e à Prefeitura Municipal de Belém

João Thiago Dias
fonte

Uma carreata, que será realizada nesta quarta-feira (29), às 9h, em Belém do Pará, vai cobrar das autoridades o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do Estado para o dia 3 de agosto. A manifestação é organizada pela entidade União das Escolas do Pará (Unesc-PA), com mantenedores das unidades educacionais, representando 52 colégios e cursinhos de Belém e dos interiores.

A programação está marcada para sair da Escadinha do Cais do Porto, no bairro da Campina, em direção à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e à Prefeitura Municipal de Belém, no bairro da Cidade Velha. De acordo com a Unesc-PA, a carreata seguirá gradativamente e respeitará todos os protocolos do Conselho Estadual de Educação (CEE).

"Será pacífica, para dar publicidade ao que queremos, que é o retorno das aulas, se possível, no dia 3 de agosto. Para mostrar à sociedade que as escolas estão prontas. Que temos um protocolo sanitário de segurança. No final, teremos uma reunião com representante da Alepa", comentou o presidente da Unesc-PA, professor Marcelo Ferreira, que é mantenedor do colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O docente diz que as escolas privadas estão realizando instalação de pias e preparando distanciamento das mesas e cadeiras para a reabertura na data defendida, "considerando que a educação é essencial e social". No entanto, os alunos e colaboradores dos grupos de risco devem continuar com aulas on-line.

Segundo ele, a reabertura deve ser feita "com segurança e atendendo aos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, com reabertura gradativa respeitando o protocolo do Conselho Estadual de Educação e do Sindicato Estabelecimentos Particulares Ensino do Estado Pará (Sinepe) - de 25%, 75% e 100% de presença de estudantes".

"Estamos oferecendo um ambiente seguro e preparado para o retorno às aulas, com máscaras de proteção fácil e máscaras de tecido. Estamos prontos e preparados respeitando todos os protocolos sanitários e EPIs, como a sanitização das salas, toten de dispenser de álcool em gel, tapete sanitizante, aferição da temperatura na entrada das escolas, treinamento e capacitação para os colaboradores com intuito da prevenção da saúde no ambiente escolar", disse Marcelo Ferreira.

Aulas da rede estadual seguem previsão

Na contramão da carreata da Unesc-PA, o Governo do Pará ainda não defende o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. No dia 16 de julho, o governador Helder Barbalho anunciou o adiamento da data de retomada das aulas, antes prevista para 3 de agosto.

Segundo o governador, uma nova avaliação sobre a condição sanitária do Estado será realizada no dia 15 de agosto. A partir desse parecer, o governo deve estipular uma nova data de retomada das atividades, que estão suspensas desde o dia 18 de março, quando foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no Pará.

"A volta tem que ser algo feito com critério, cuidado e rigor sanitário. No dia 15 de agosto, faremos uma nova avaliação da situação do Estado, em relação à pandemia. A retomada deve acontecer à luz da ciência e de todos os cuidados necessários", explicou Barbalho, no dia 16.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!