Caravana solidária garante 242 doações de sangue em Belém

Entre os voluntários: torcedores do Paysandu e do Remo, integrantes da Cruz Vermelha e da Aeronáutica e integrantes em parceria com o Hospital Oncológico Infantil “Octávio Lobo”

João Thiago Dias / Com informações da Agência Pará
fonte

Uma corrente solidária tomou conta da sede da Fundação Hemopa, no bairro de Batista Campos, em Belém do Pará, nesta sexta-feira (24), com a realização de campanhas em parcerias com instituições, públicas, privadas e da sociedade. Ao todo, foram 265 comparecimentos e 242 coletas de sangue que vão beneficiar mais de 900 pacientes internados na rede hospitalar do Estado.

Foram voluntários da campanha Doadores Futebol Clube, da Cultura Rede de Comunicação, com a participação de voluntários dos Clubes do Remo e do Paysandu; da Caravana Solidária, em parceria com o Hospital Oncológico Infantil “Octávio Lobo”; da Cruz Vermelha/PA; e da Aeronáutica.

image Voluntários da Cruz Vermelha (Ascom Hemopa)
image Voluntário da Aeronáutica (Ascom Hemopa)


 

 

 

Tem, ainda, uma campanha externa da Igreja Universal, que segue até às 16h deste sábado. Integrante do grupo de Evangelização da Igreja Universal, Bruna Sampaio, de 26 anos, fez sua segunda doação de sangue, na manhã da sexta, durante a campanha que a Igreja promove e somou-se às ações internas na sede do Hemopa.

“Eu me sinto muito feliz em poder ajudar. Isso é um ato de generosidade, juntamente com a Igreja Universal e nossos voluntários. Sempre tive essa consciência da importância da doação de sangue, porque cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, comentou a voluntária Bruna Sampaio.

Gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias informou que as parcerias são fundamentais para a regularidade do estoque técnico de sangue, ainda mais durante esta  pandemia do novo coronavírus. Em junho o número de coletas superou em 51% as doações do mês de maio. “Esse resultado devemos diretamente às parcerias que impulsionam nosso estoque que salvam vidas”.

SEGURANÇA E HIGIENIZAÇÃO

De acordo com o Hemopa, são seguidos todos os protocolos de segurança, higienização e distanciamento social, na sede do hemocentro, nos espaços montados de coleta de sangue e no interior da “Caravana Solidária” com a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel e manutenção do distanciamento social entre cadeiras dos voluntários.

QUEM PODE DOAR SANGUE

Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos - menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal - ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram covid-19, deve esperar 14 dias após o contato. A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2109. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 31106500 / 08002808118.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!