CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Campanha 'Um Dia no Parque' celebra cinco áreas protegidas do Pará

Programação inicia neste sábado (17) com eventos esportivos e culturais em Belém, Marituba, Monte Alegre, Juruti e Afuá

João Thiago Dias / O Liberal
fonte

Cinco Áreas Protegidas (APs) localizadas nos municípios de Juruti, Belém, Marituba, Monte Alegre e Afuá, no Pará, vão receber, a partir deste sábado (17), a campanha "Um Dia no Parque", mobilização nacional em defesa da natureza. O período escolhido para realização da campanha é na semana do dia 18 de julho, data em que foi implementada a lei n.º 9.985, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em 2000.

A campanha é uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), presente em todo o Brasil anualmente, desde 2018. O objetivo é mostrar que as APs, entre elas as Unidades de Conservação (UCs), também são espaços que promovem a qualidade de vida aos povos e comunidades e oferecem opções de lazer aos visitantes, além de possibilitarem geração de renda e desenvolvimento socioeconômico.

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) incentiva e mobiliza a campanha desde 2019 em prol da conservação do bioma e para gerar diálogos sobre os benefícios de manter a floresta preservada. A mobilização será em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e a Prefeitura de Juruti.

Programação

A partir deste sábado (17), a campanha inicia em Juruti, no oeste paraense, com atividades esportivas e culturais no interior e entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará.

No domingo (18), o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, vai promover apresentações culturais, trilhas, passeios de bicicleta e exposição sobre o projeto “Ararajuba”, que realiza a reintrodução dessas aves na natureza.

O Imazon vai disponibilizar adesivos tipo lambes aos visitantes que estiverem no local, como uma lembrança para colocar em casa. Com assinatura da designer Yasmim Baia, as peças têm fotografias da Floresta Estadual de Faro, Terra Indígena Kaxuyana Tunayana, Área de Proteção Ambiental Jará, Parque Estadual de Monte Alegre e Terra Quilombola Cachoeira Porteira - dos fotógrafos Rafael Araújo, Fabíola Tuma, Márcio Nagano e Phillip Almeida.

O Instituto também vai publicar nas redes sociais o teaser do documentário curta-metragem “Terras imensas como nós”, com histórias de povos do Norte do Pará, que será lançado em outubro.

Também no domingo (18), no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, a programação inclui feira de artesanato, aula de aeróbica e trilhas.

No mesmo dia, no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), no município de mesmo nome, também no oeste paraense, será realizada a Expedição “Nelsi Sadeck”, em homenagem a um dos idealizadores do Pema.

Na quinta-feira (22), gestores da Área de Proteção Ambiental do Marajó e Parque Estadual Charapucu, em Afuá, no Marajó, realizam a live “Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Marajó”, por meio de plataforma virtual.

Áreas Protegidas

A pesquisadora Jakeline Pereira, do Imazon, comentou que as Áreas Protegidas são unidades territoriais criadas legalmente para a conservação da sociobiodiversidade, garantindo qualidade de vida tanto para quem habita esses espaços, como povos quilombolas, indígenas e extrativistas, quanto para quem está em núcleos urbanos, já que são reguladoras do clima e preservam mananciais, por exemplo.

“Com a campanha ‘Um Dia no Parque’, pretendemos mostrar a importância da conservação da natureza e, também, convidar a sociedade a visitar esses espaços, para que as pessoas possam ficar mais próximas da floresta, contemplar árvores e animais e desfrutar de atividades de lazer. Em Belém, o Parque do Utinga é uma dessas Áreas Protegidas, na categoria parque estadual, e que é muito visitado", explicou Jakeline Pereira, que atua diretamente em projetos relacionados à criação e gestão de APs.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!