QUA · 28 OUT 2026Assine
O Liberal 80 anos

Medida

Anvisa suspende lote de linguiça defumada após contaminação por bactéria

Análise identificou a presença de uma bactéria que pode causar infecção alimentar grave

O Liberal

28 de outubro de 2026 às 16:08

( Foto: Reprodução/Instagram KF Embutidos )

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, na segunda-feira (26), a comercialização de um lote de linguiça de carne suína defumada da marca KF Embutidos após a identificação da bactéria Listeria monocytogenes no produto.

A medida atinge o lote 21/08/2026 e determina a suspensão da venda, distribuição, propaganda e uso dos produtos. Segundo a agência, a contaminação foi identificada em análise microbiológica e representa risco à saúde dos consumidores.

VEJA MAIS 

Anvisa recolhe lotes de remédios contra câncer e solução para reidratação A medida foi publicada nesta quarta-feira (28/10) no Diário Oficial da União (DOU)

Anvisa determina recolhimento de picolé com melatonina e de suplemento alimentar A Agência afirma que a medida foi adotada porque o produto contém melatonina e inositol, substâncias que não passaram por avaliação de segurança para uso em alimentos

A Listeria monocytogenes pode se multiplicar mesmo sob refrigeração e causar listeriose, uma infecção alimentar que pode ser grave. A bactéria pode estar presente em alimentos como leite, queijos e frios fatiados consumidos sem aquecimento.

Conforme as normas sanitárias, o recolhimento é obrigatório, e a empresa deve comunicar a Anvisa em até 48 horas e adotar as medidas necessárias. Em nota, a KF Embutidos informou que as unidades do lote afetado já foram recolhidas e que a agência foi comunicada sobre a medida. A Anvisa confirmou a informação.

Assuntos relacionados