Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Voluntários realizam atendimentos de saúde no bairro Maracacuera

Projeto facilitou acesso da população a diversas especialidades

Fabrício Queiroz

O Instituto Mais Saúde realizou neste sábado, 28, uma ação social denominada “Abelardinho em seu bairro: cuidando da sua saúde” na comunidade Parque Zoghbi, bairro do Maracacuera, em Belém. Cerca de 500 pessoas foram beneficiadas com os atendimentos de saúde, orientação jurídica, corte de cabelo, massoterapia e animação infantil.

Esta foi a primeira iniciativa do grupo composto por cerca de 60 médicos, enfermeiros, psicólogos, advogados, cabeleireiros e outros profissionais voluntários, que elegeram a região do entorno do Hospital Abelardo Santos para o trabalho. "A ideia é fazer promoção e prevenção de saúde, além de fazer busca ativa junto à população para evitar que as pessoas adoeçam e procurem os hospitais”, disse Roberto Possas, médico voluntário responsável pelo projeto.

Foram oferecidos serviços nas especialidades de clínica geral, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, pediatria, mastologia, nutrição, biomedicina e imunização para crianças e adultos. Além disso, a ação contou com oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. De acordo com Roberto Possas, os pacientes que precisarem de acompanhamento serão referenciados para a rede SUS e, quando necessário, para rede de alta complexidade.

Ação social promoveu atendimentos de saúde, orientação jurídica, imunização e outros serviços no bairro do Maracacuera (Sidney Oliveira / O Liberal)

Para a população, o trabalho do Instituto Mais Saúde contribuiu para facilitar o acesso a serviços essenciais. “Eu operei e sinto o olho ardendo, eu logo vi que não estava normal, por isso eu procurei aqui e foi muito bom. Fui muito bem atendida, os médicos são excelentes”, avaliou a dona de casa Doralice dos Santos.

Já o mototaxista Dirley Lameira aproveitou a oportunidade para conseguir uma consulta oftalmológica para o filho de nove anos. ”Eu trouxe meu filho para fazer o exame de vista. Esse projeto facilitou muito porque aqui a gente tem muita dificuldade de conseguir atendimento na unidade básica”, conta.

Para Roberto Possas, é gratificante realizar esse tipo de atendimento e poder perceber a importância que a saúde tem. “Nós reunimos com as lideranças da comunidade e de pronto todos se disponibilizaram a ajudar, mobilizaram os moradores para fazer a limpeza dos locais. É muito bom ver que a comunidade realmente abraçou o projeto”, afirmou o médico, destacando que a equipe de voluntários tem planos de levar o trabalho para outros bairros da capital e até outros municípios.

O projeto já conta com um calendário de ações previstas para ocorrer ao longo de todo o ano de 2022. Os próximos bairros beneficiados, por ordem, são: Campina de Icoaraci, Cruzeiro, Agulha, Ponta Grossa, Águas Negras, Paracuri, Parque Guajará, Tenoné, Tapanã, Pratinha e São Clemente.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM